• Carregando...

Maringá ganhou pelo menos 4,3 mil imóveis em 2011

Ao longo de 2011, Maringá teve pelo menos 4,3 mil novos cadastros imobiliários. A quantidade foi obtida com base no número de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2012. Serão entregues 130,8 mil guias, 4,3 mil a mais do que o volume distribuído no início deste ano - aumento de 3,5%.

Leia a reportagem completa

As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2012 começaram a ser entregues na manhã desta segunda-feira (2) pelos Correios, em Maringá. Serão entregues duas guias, sendo uma para pagamento à vista e para o pagamento da primeira prestação em caso de parcelamento. Até 19 de janeiro os contribuintes podem pagar com desconto de 15% e, com desconto de 10%, até 9 de fevereiro.

Segundo a Secretaria de Fazenda, devem ser distribuídos 130 mil guias, cerca de 4 mil a mais do que foi emitido no ano passado. As entregas acontecem até 16 de janeiro.

Após esse prazo, quem não recebeu a guia ou quem optou pelo pagamento parcelado deve procurar a Praça de Atendimento da prefeitura ou acessar o , no site da prefeitura para obter as guias (da parcela única ou a partir da segunda parcela para o pagamento a prazo)

Reajuste de 5,79%

O aumento no imposto em 2012 será de 5,79% - 1,61% a mais do que neste ano. Silva explicou que a atualização monetária segue a inflação. O valor do reajuste tem como base o Índice de Preço Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA-15), que é a variação entre janeiro e dezembro de 2010. Outras mudanças no valor dependem de ampliações ou reduções realizadas nos imóveis.

Os interessados em requerer a isenção do imposto podem solicitar o benefício na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), que vai estudar os casos. De forma geral, as famílias que têm apenas um imóvel, ganham até três salários mínimos e cujo IPTU não ultrapassa R$ 30 poderão ser liberadas do pagamento. Outros casos como doenças na família devem ser analisados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]