• Carregando...
Somente este ano, 61 pessoas morreram no trânsito de Maringá. A quantidade supera o número de mortes em todo ano passado, quando o município teve 58 vítimas. | Divulgação - PMM
Somente este ano, 61 pessoas morreram no trânsito de Maringá. A quantidade supera o número de mortes em todo ano passado, quando o município teve 58 vítimas.| Foto: Divulgação - PMM

Representações envolvidas na Força-Tarefa

- Secretaria dos Transportes (Setran)

- 4º Batalhão da Polícia Militar

- Policia Civil

- Polícia Rodoviária Federal

- Ministério Público

- 13ª Ciretran

- Conselho Comunitário de Segurança

- Guarda Municipal

OAB defende criação de Vara de Justiça especializada em trãnsito

O aumento das mortes no trânsito de Maringá provocou uma reação da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR). A entidade iniciou uma articulação para criar na cidade uma Vara de Justiça especializada em trânsito. Para o vice-presidente da OAB-PR, César Moreno, a medida terá um efeito pedagógico importante para reduzir os acidentes. No Paraná, somente Curitiba conta com varas de delitos de trânsito - há duas na cidade.

"Com a criação de uma vara específica para os casos de trânsito, a movimentação dos processos seria mais rápida, diminuindo aquela sensação de impunidade e gerando conscientização das pessoas. É uma discussão que foi levantada em 2008, mas que precisa ser retomada", explicou.

Leia a matéria completa

Lideranças de Maringá vão criar uma força-tarefa para diminuir a quantidade de mortes, acidentes e infrações no trânsito da cidade. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28), representantes da Secretaria dos Transportes (Setran), 4º Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público, entre outros órgãos, começaram a definir as ações, que só devem ser divulgadas na próxima semana, durante uma coletiva de imprensa.

De acordo com o comandante do Pelotão de Trânsito do 4º BPM, tenente Roberto de França, um novo encontro será realizado nos próximos dias para definir datas e o modo de operação. "O trabalho está em fase de estruturação e as ações serão formatadas até o início da próxima semana. Na terça-feira (3) apresentaremos como será feita esta operação para a imprensa", explicou.

Segundo o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, a campanha "Tolerância Zero" precisará do apoio da população. "Teremos uma série de ações para minimizar os problemas existentes. Será uma somatória de esforços de diversas representatividades, mas que só terá sucesso com a contribuição da comunidade", afirmou o secretário, que prefiriu não adiantar quais ações serão tomadas.

A "tolerância zero" contra os infratores havia sido anunciada por Guerlles no último dia 19, após um final de semana com três mortes no trânsito maringaense.Uma das vítimas foi uma criança de três anos, que morreu após uma caminhonete cruzar o sinal vermelho e bater em três carros e 10 motos que estavam estacionadas. A mãe da menina, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rita também morreu no dia 21.

Maringá já tem 61 vítimas no trânsito

Somente este ano, 61 pessoas morreram no trânsito de Maringá. A quantidade supera o número de mortes em todo ano passado, quando o município teve 58 vítimas.

Apesar de ter a 3ª maior frota do estado, Maringá já é a vice-campeã de multas em 2010. As infrações registradas deram um salto. Entre janeiro e maio de 2009 foram 28 mil multas aplicadas, número que subiu para 44 mil no mesmo período de 2010, segundo o Detran-PR.

O número é 57% maior que o registrado no mesmo período do ano passado: 28 mil. Nos cinco primeiros meses deste ano, as câmeras da Setran flagraram 10 mil avanços de sinal vermelho, que já são a segunda maior causa de infrações na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]