• Carregando...

O prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar José Benkendorf (PMDB), foi confirmado por unanimidade na presidência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em eleição realizada às 14h desta quarta-feira (14), em Maringá. Dos 30 municípios que compõem a associação e que tinham direito a voto, compareceram 23 prefeitos e quatro representantes. Benkendorf concorria em chapa única e assume mandato que se encerra em 31 de dezembro de 2009.

A primeira reunião da Amusep, marcada já para próxima quarta-feira (21), deverá tratar de um dos principais problemas que a cidades estão passando, as perdas na produção agrícola devido a estiagem. Segundo Benkendorf, os prefeitos vão preparar um levantamento de perdas em suas cidades e vão apresentar na reunião. "Vamos passar uma orientação sobre quando vale a pena decretar situação de emergência", disse Benkendorf. Ele também disse que vai convidar a Defesa Civil para a reunião a ser realizada na própria Amusep.

Outros temas a serem discutidos são a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) e piso salarial de professores, decretado pelo Governo Federal e que deve começar a ser pago já em fevereiro. No dia 31 de janeiro acontece a primeira reunião itinerante da Amusep, já com a nova diretoria, na cidade de Munhoz de Mello.

Foram confirmados também na diretoria da Amusep Cyllênio Pessoa Pereira Júnior (PP), prefeito de Mandaguari, na 1.ª vice-presidência e Fernando Brambilla (PMDB), prefeito de Santa Fé, na 2.ª vice-presidência.

Segundo Benkendorf, os planos gerais para a nova gestão serão no sentido de melhorar as parcerias na área de saúde que as cidades já adotam. Também pretendem implantar um grande sonho da Amusep, que é a construção da sede própria. "Já estamos até vendo um terreno", adiantou o candidato. "Queremos envolver ainda mais os prefeitos", disse Benkendorf, que espera que as parcerias não fiquem só na área da saúde, mas também que se estenda para outros setores das administrações municipais.

Diretoria interina

Desde o dia 1.º de janeiro até nesta quarta-feira (14) a presidência da Amusep estava sob a direção interina do prefeito de Sarandi, Milton Martini (PP), que herdou o cargo de seu antecessor na prefeitura, Cido Spada.

Os municípios que fazem parte da Amusep são: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]