• Carregando...
Pupin: implantar corredores de ônibus está entre as prioridades | Ivan Amorim / Gazeta do Povo
Pupin: implantar corredores de ônibus está entre as prioridades| Foto: Ivan Amorim / Gazeta do Povo

O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), projeta um segundo semestre com muitas mudanças no trânsito maringaense. Em entrevista à Gazeta Maringá, ele analisou os quase seis primeiros meses à frente do Município e projetou as principais mudanças e projetos para o restante do ano.

Segundo Pupin, a abertura do Contorno Norte, prevista para agosto, e as obras para a criação dos corredores de ônibus nas avenidas Herval, Morangueira, Duque de Caxias e Lauro Werneck vão desafogar o trânsito maringaense. "Vamos começar a implantar os corredores de ônibus na cidade para não sermos penalizados no futuro por não termos tomado certas atitudes", disse.

Além disso, ele avaliou positivamente os praticamente seis primeiros meses como prefeito de Maringá, citando a redução na tarifa do transporte coletivo e a integração com Sarandi e Paiçandu como uma das principais mudanças. Confira a entrevista com o prefeito:

Gazeta Maringá: Como você avalia esses seis primeiros meses à frente da Prefeitura de Maringá?

Pupin: É muito positivo. Nós fizemos tudo o que nos propusemos a fazer nesses seis primeiros meses. As coisas que não foram completadas foram por causa do tempo. Choveu muito neste primeiro semestre, mas praticamente 100% dos meus compromissos foram todos executados.

A abertura do Contorno Norte vai desafogar a Avenida Colombo?

Com certeza. Estamos programando para inaugurar em agosto o Contorno Norte, mas tudo isso se não houver muita chuva nesse período. Com isso, nós teremos um alivio muito grande na Avenida Colombo em relação ao tráfego de caminhões. Poderemos voltar ao projeto de fazer a revitalização que queremos para a Colombo [transformar a avenida em Boulevard, tornando o trecho essencialmente residencial e comercial].

Quais são os primeiro projetos para o Horto Florestal?

Primeiro temos que concluir as licitações para limpar as galerias, as águas, todo aquele lixo que ia para o Horto Florestal. A partir do cumprimento dessa etapa, o Horto será da iniciativa privada. Já estamos em conversa avançada para discutirmos se o local voltará para a Prefeitura ou se a iniciativa privada vai explorá-lo.

A integração no transporte coletivo foi sua principal conquista nesse período? Nós tivemos escolas, creches e vários recapes, mas agora tivemos o transporte coletivo. Foi uma das grandes coisas que fizemos porque vai beneficiar a camada mais pobre da sociedade, que precisa desse tipo de transporte. Estamos barateando o preço, enquanto outras cidades estão brigando por causa de R$ 0,20 ou R$ 0,30. Além disso, tivemos a integração em 50% para a segunda viagem.

As avenidas com iluminações inteligentes, que o senhor conheceu no Congresso Cities Summit, nos Estados Unidos, seguem sendo estudadas?

Estamos estudando sim. Além disso, estamos estudando sobre como poderíamos implantar o transporte coletivo inteligente aqui, com os ônibus sendo monitorados. Temos os projetos dos corredores de ônibus, que poderemos comparar o antes e o depois dessas implantações. As lâmpadas inteligentes queremos implantar na Avenida Carlos Borges, que será revitalizada e será aberta até o novo Parque Industrial. São projetos que queremos trazer para a nossa cidade. É a tecnologia a serviço do cidadão maringaense.

Qual será a prioridade para o segundo semestre?

Vem muitas coisas. Estamos programando as prioridades para o segundo semestre na próxima semana. Vamos começar a implantar os corredores de ônibus na cidade para não sermos penalizados no futuro por não termos tomado certas atitudes neste momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]