• Carregando...
Resíduos eram depositados fora do conteiner na calçada em frente a Biblioteca Municipal | André Renato/PMM
Resíduos eram depositados fora do conteiner na calçada em frente a Biblioteca Municipal| Foto: André Renato/PMM

Na manhã dessa terça-feira (5), a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá multou um restaurante por crime ambiental. O estabelecimento, localizado na região central da cidade, foi penalizado em R$ 5 mil porque vinha deslocando o conteiner de lixo para frente da Biblioteca Municipal, no espaço destinado ao estacionamento de motocicletas.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o restaurante (que não teve o nome divulgado) é considerado um grande gerador de resíduos e ainda estaria depositando o lixo diretamente na calçada nos últimos dias. "O estabelecimento vinha cometendo um crime ambiental, recebeu a multa e terá que se adequar, inclusive limpar a via onde estava depositando os resíduos", informa o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sérgio Viotto.

Desde o último dia 1º de janeiro, a prefeitura não coleta mais os resíduos de grandes geradores, ou seja, os estabelecimentos que geram 50 quilos ou 100 litros ao dia. Ainda de acordo com Viotto, logo após a chegada dos fiscais, uma empresa contratada pelo restaurante coletou mais de 700 quilos de resíduos, boa parte depositada no local há pelo menos quatro dias. "As providências tinham que ser tomadas pelo restaurante antes da fiscalização".

Além das evidências da origem do lixo, a fiscalização também localizou notas fiscais do restaurante no meio dos resíduos. "O vigilante do prédio público revelou ainda que era normal o estabelecimento deslocar o conteiner de lixo para o local, dentro da área reservada para o estacionamento de motocicletas, em frente ao prédio", disse Viotto.

O diretor da secretaria de Meio Ambiente ainda informou que outros estabelecimentos podem ser multados na cidade se forem encontradas irregularidades na questão da coleta e destinação do lixo dos grandes geradores. Serão penalizados também os estabelecimentos que deslocarem os resíduos para outros locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]