A transformação do consumo de informação que leva os jornais a constantes mudanças teve impacto também na medição dos índices de leitura. Após um ano de trabalho conjunto, jornais brasileiros desenvolveram um sistema de métrica única, que permite apresentar a anunciantes e agências de publicidade a audiência total dos veículos, somando as plataformas impressa e digitais. A iniciativa coloca o mercado nacional de comunicação no mesmo patamar de países como Austrália e Espanha, que adotam sistema similar.

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Três institutos – Ipsos (ex-Marplan), ComScore e IVC – trabalharam juntos para encontrar o que foi chamado de métrica única. O processo estatístico levou a um refinamento dos dados, a partir de estratificações em pesquisas e perfis de leitura, que permitiu chegar a um número mais preciso e referente ao mesmo período e à mesma base geográfica. A métrica única elimina, por exemplo, a duplicidade de leitores que leem o mesmo veículo no impresso e em desktops.

“Hoje o acesso aos jornais se dá de diversas formas, com muita gente lendo seu jornal preferido tanto no papel como no celular ou no computador. Era preciso criar uma metodologia que integrasse as métricas para cada plataforma e descontasse essa superposição. Foi o que fizemos”, diz Flávio Ferrari, diretor da Ipsos no Brasil.

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Por essa métrica, a Gazeta do Povo é o quinto jornal quality paper (excluindo jornais populares e esportivos) mais lido do Brasil, com 3,8 milhões de leitores ao mês.