• Carregando...

Foz do Iguaçu - A Divisão de Epidemiologia de Foz do Iguaçu confirmou ontem o segundo caso da infuenza A (H1N1) na cidade. O novo caso confirmado é de uma mulher, namorada de um funcionário da hidrelétrica de Itaipu. O rapaz, de 26 anos, apresentou os sintomas da doença após voltar da Argentina e foi o primeiro morador da cidade a contrair a gripe.

Segundo a chefe da Divisão de Epidemiologia, Mara Ripoli, a moça esteve em Buenos Aires com o namorado. Por isso o caso é considerado importado. Ela teve febre, tosse e dor de cabeça logo que retornou da Argentina, mas agora passa bem. Como o estado de saúde da paciente não era preocupante, não foi necessário internamento.

A mulher, com menos de 30 anos, ficou em isolamento domiciliar, que se encerrou ontem. Outras 15 pessoas estão sendo monitoradas na cidade. Por medida de precaução, a hidrelétrica de Itaipu dispensou por 10 dias 50 funcionários que trabalham no setor do funcionário que contraiu a gripe e mantiveram contato com ele. Outro caso registrado na região, divulgado na terça-feira, foi em Guaíra. A vítima é uma mulher que esteve na Argentina no último feriado. Outras seis pessoas estão sendo monitoradas na cidade.

Ainda ontem, funcionários da aduana de Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, voltaram a usar luvas e máscaras para se proteger contra a gripe. A divulgação de novos casos no Paraná e a incidência na Argentina deixou os trabalhadores em alerta. "Aqui é porta de entrada da gripe e todo mundo deveria estar usando máscara. Eu uso por precaução", diz uma das vigilantes da aduana, Lílian Gonçalves.

Ontem, funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entregaram panfletos com explicações sobre a gripe na aduana. Eles também estão orientando quem passa pela aduana e registrando pessoas que apresentem sintomas suspeitos, tais como tosse e febre. Na próxima semana, os passageiros de ônibus da linha internacional começarão a fazer a declaração de viagem, com informações sobre locais onde estiveram, nome e endereço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]