• Carregando...
Chuva em Curitiba nesta segunda-feira (05) | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Chuva em Curitiba nesta segunda-feira (05)| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
  • Desastre de 2011 provocou destruição e morte em Antonina, Morretes, Guaratuba e Paranaguá

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu na tarde desta segunda-feira (5) um alerta de risco de desastre provocado pelo alto volume de chuva previsto para a cidade de Antonina, no litoral do Paraná, entre hoje e amanhã. Somente nesta segunda, o acumulado de chuvas já marca 130 milímetros no município, quando a média esperada para janeiro é de 400 milímetros. A Defesa Civil do estado informa que monitora a região e acompanha a evolução das chuvas. Nenhuma ocorrência foi aberta até as 19h30 desta segunda.

Em março 2011, Antonina, Morretes e Paranaguá sofreram com um dos piores desastres naturais da história do estado. Foram três mortos e mais de 10 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Em 2013, dois anos após o desastre, famílias ainda lutavam para se recuperar.

Segundo o tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, o risco maior é de deslizamento de terra nas encostas. "Esperamos que não seja necessário que as pessoas saiam de suas casas como forma de prevenção", afirma.

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Instituto Simepar, a chuva deve continuar neste final de tarde e início de noite na cidade de Antonina. "O normal para o mês de janeiro é 400 milímetros. Acima de 100 já é um índice considerável. Os ventos que transportam umidade tornam a região propícia a chuvas", afirma.

Chuva vai persistir até a próxima semana

Para o restante do estado, Mendes afirma que até amanhã devem ocorrer chuvas isoladas devido ao calor. "As chuvas estão mais concentradas na região leste do estado", explica. Em Curitiba, o calor deve continuar colaborando para pancadas isoladas ao longo da semana. As temperaturas devem ficar entre 18°C e 29°C nesta semana.

Já no litoral do estado, os termômetros devem marcar entre 22°C e 33°C. Maringá deve registrar entre 20°C e 32°C. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros marcam entre 18°C e 29°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]