• Carregando...

Uma tentativa de rebelião ocorreu na manhã desta terça-feira (17) na delegacia de Polícia Civil de Pinhais, na região metropolitana (RMC). Equipes da Polícia Militar (PM) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foram chamadas até o local para ajudar a controlar a revolta. A carceragem tem capacidade para abrigas 24 presos, mas 79 estavam detidos no momento do tumulto.

O superintendente da delegacia, Ninrod Valente, conta que a movimentação dos detentos começou no início da manhã, por volta das 7h. "Eles começaram a gritar e quebrar objetos. Depois arrancaram uma porta de aço de uma das duas alas que temos instaladas", diz. Segundo Valente, com a ajuda do Cope e da PM, a tentativa de rebelião foi controlada em cerca de duas horas. Dez celulares foram encontrados escondidos com os presos.

Durante grande parte do dia, o local ficou fechado e todos os detentos ficaram concentrados em uma única ala, até que as carceragens danificadas fossem consertadas, o que ocorreu por volta das 16h30. De acordo com o superintendente, 34 presos foram colocados em uma ala, 35 em outra e 10 foram transferidos para o Centro de Triagem II, em Piraquara, também na RMC. A polícia informou que ninguém ficou ferido e que nenhuma pessoa detida conseguiu fugir.

Condições precárias

Familiares dos presos que se concentraram em frente à delegacia reclamaram das condições precárias que os detentos enfrentam. "Na visita, ele me contou que ficaram uma semana sem água, sem poder tomar banho", diz a mãe de um dos presos. "O lugar é fechado, não tem nenhuma ventilação. Todos os dias eles tem que se revezar para dormir, porque não tem espaço", relata outra familiar.

A situação imprópria do local é confirmada pela promotora de justiça em Pinhais, Cláudia Regina de Paula, que esteve na delegacia nesta terça-feira. Segundo ela, a delegacia já cehgou a abrigar 90 detentos e realmente eles são obrigados a fazer revezamento de espaço. Além disso, as instalações hidráulicas e elétricas não estariam funcionando corretamente. "Em 2005, entrei com uma ação, que ainda tramita na vara cível da cidade, pedindo a interdição da delegacia", afirma. "Como vários presos já tem condenação, vamos tentar novas transferências amanhã (quarta-feira)", completa.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp-PR) informou que o departamento de Polícia Civil já solicitou a transferência de mais detentos. Assim que isso ocorrer, a Sesp afirma que vai tomar as providências necessárias no local.

Outra rebelião

Em abril deste ano, os presos da delegacia de Pinhais já haviam se rebelado. O motivo também foi a falta de condições adequadas na carceragem. Na ocasião, ninguém ficou ferido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]