• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

HC pede intervenção da reitoria da UFPR na negociação com grevistas

Leia a matéria completa

Estudantes da UFPR ocupam gabinete do reitor

Leia a matéria completa

Paralisação da Polícia Federal limita para 150 o número de emissão de passaportes por dia

Os funcionários administrativos da superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba começaram nesta terça-feira uma paralisação de 48 horas. A paralisação afeta diretamente a emissão de passaportes, já que os funcionários confeccionam o documento

Leia reportagem completa

Funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) bloquearam o trânsito no cruzamento das Ruas XV de Novembro com a General Carneiro, no Centro de Curitiba, na manhã desta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. O bloqueio foi total e durou cerca de duas horas, entre as 8h30 e 10h30. Por volta das 15h30, um grupo de representantes dos grevistas se dirigiu para Câmara Municipal, onde participa de audiência com os vereadores.

A manifestação contou com a participação dos servidores técnicos e funcionários da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) que protestam contra a PLP 01/2007 (Projeto de Lei Complementar). Segundo os servidores, o projeto ameaça o direito de greve dos funcionários, além de congelar os salários.

Já o protesto dos servidores do Ibama é contra a Medida Provisória 366/07, que estabelece a divisão do órgão e a criação do Instituto Chico Mendes para responder pelas 288 unidades de conservação ambiental do país.

O Ibama realiza durante toda a semana manifestações no Brasil inteiro. De acordo com o comando de greve, o bloqueio foi para conscientizar a população.

Para evitar que os motoristas ficassem presos no protesto, agentes da Diretran desviaram o trânsito algumas quadras acima. Foi feito um outro bloqueio no cruzamento entre a Rua XV de Novembro com a Ubaldino do Amaral, assim os motoristas foram orientados a transitar por outras vias.

Protesto conjunto

A manhã desta terça-feira foi marcada por protestos na região central da capital, principalmente ao redor da reitoria da UFPR. Os servidores técnico-administrativos da UFPR e da UTFPR, antigo Cefet, além dos funcionários do Ibama e do Incra estão mobilizados para uma manifestação conjunta.

Os manifestantes se reuniram em frente à reitoria da UFPR, por volta das 11 horas. Além dos servidores técnicos, o ato conta com o apoio dos estudantes e outras categorias do serviço público. Os funcionários da UFPR entraram em greve no dia 28 maio e os servidores da UTFPR aderiram ao movimento na segunda-feira (4). A greve no Ibama está completando quatro semanas.

Os servidores técnico-administrativos da UFPR realizaram uma assembléia durante a manifestação, para decidir qual será o rumo da greve no Hospital de Clínicas (HC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]