Publicidade
Enamed 2025

STJ restabelece punições a cursos de medicina com nota baixa no Enamed

STJ retoma punições a cursos de medicina com nota baixa no Enamed
STJ suspende liminar do TRF1 e restabelece sanções impostas pelo MEC a 107 instituições de ensino superior que foram mal no Enamed. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu, nesta quarta-feira (19), as sanções impostas pelo Ministério da Educação (MEC) a 107 instituições de ensino superior com baixo desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025.

No início deste mês, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) havia derrubado as punições, atendendo a um pedido da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

O ministro do STJ Herman Benjamin, que concedeu a liminar, apontou que a decisão do TRF1 "inviabiliza o controle de qualidade" dos cursos de medicina, sinalizando às instituições que “o investimento em excelência não atrai reconhecimento, tampouco a omissão gera consequências, o que compromete a manutenção dos padrões já alcançados”.

Entre as medidas previstas para as instituições com notas baixas no exame estão a suspensão da oferta de vagas vinculadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni), a redução do número de vagas autorizadas e a suspensão de novos processos seletivos e vestibulares.

Em nota, o MEC afirmou que “seguirá defendendo uma abordagem que valorize a formação de qualidade, a responsabilidade das instituições de ensino e o papel do Estado na indução de melhorias, assegurando o direito da população a serviços prestados por profissionais bem formados”.

Já a Abmes informou que sua assessoria jurídica está analisando o teor da decisão e avaliará as medidas cabíveis. Em junho, o governo federal oficializou o Enamed como exame obrigatório para estudantes de medicina obterem o registro profissional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.