• Carregando...
Parte da trincheira no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida das Torres foi inaugurada nesta quinta-feira (1º) | Divulgação/Prefeitura de São José dos Pinhais
Parte da trincheira no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida das Torres foi inaugurada nesta quinta-feira (1º)| Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Pinhais

As pistas superiores da trincheira entre a Avenida Rui Barbosa e Avenida das Torres, em São José dos Pinhais, na região metropolitana, foram liberadas nesta quinta-feira (1), por volta das 15 horas, depois de quase 13 meses de obras. As obras foram divididas para fazer duas pistas: na parte superior está a continuação da Avenida das Torres e na inferior, a da Avenida Rui Barbosa, que segue em obras até o fim do ano. Com a conclusão desta fase das obras, os motoristas podem seguir normalmente pela Avenida das Torres, que não está mais bloqueada.

Mesmo com a liberação, o motorista que passar pela região ainda deve estar atento aos desvios porque os bloqueios para a construção da parte inferior da trincheira, na Avenida Rui Barbosa permanecem. A partir de sábado (3), o trecho da Avenida Rocha Pombo, entre as avenidas das Torres e Rui Barbosa, vai ter o fluxo de trânsito invertido, voltando a ter o sentido Avenida das Torres/Rui Barbosa.

Os semáforos da região também serão adequados para garantir a segurança da população. Agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres na região.

Obras

Para construir quatro quilômetros de trincheira foram investidos R$ 12 milhões. O projeto faz parte do Programa de Integração do Transporte da Região Metropolitana (PIT) e do plano de mobilidade para a Copa de 2014. Além da trincheira, o terminal de passageiros de São José dos Pinhais, também do PIT, foi inaugurado. As inaugurações foram feitas durante a sexta edição do Programa de Descentralização do Governo do Paraná, com a presença do governador Orlando Pessuti.

Para construção da trincheira na Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a via foi totalmente bloqueada no cruzamento com a Avenida das Torres. Apesar dos trabalhos, o tráfego foi mantido normalmente nos dois sentidos da Avenida das Torres, principal acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. A previsão era de que as obras levariam até 18 meses.

A Avenida das Torres é a principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e às BRs 376 e 101, que ligam o Paraná aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No trecho onde foi construída a nova trincheira passam cerca de 50 mil veículos por dia, segundo dados do Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais (Demutran).

Novas obras em outro trecho da Avenida das Torres

A preparação para a construção de uma trincheira para o binário Chile-Guabirotuba vai alterar o tráfego na Avenida Comendador Franco por três meses. A partir desta quinta-feira (1º), os motoristas que passarem pela a Avenida das Torres devem estar atentos para um desvio que será feito no sentido Curitiba/São José dos Pinhais. Serão interditados 200 metros da Avenida das Torres, perto do Palácio Hyogo. No trecho, haverá um estreitamento das pistas e apenas quatro faixas, das seis existentes, estarão disponíveis para o tráfego nos dois sentidos. Agentes da Diretran estarão no local para orientar o trânsito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]