
A extensão dos estragos causados pela chuva em Santa Catarina tem mobilizado cada vez mais paranaenses para a solidariedade. Depois de quarta-feira, o volume de bens e mantimentos doados para o estado vizinho triplicou no galpão da Provopar, uma das entidades oficiais que arrecada doações e faz a triagem dos produtos antes do envio.
"Desde domingo estamos enviando provisões todos os dias. Começamos com o estoque emergencial que tínhamos disponível e na segunda-feira já começamos a enviar as doações recém-arrecadadas. Mas o volume aumentou sensivelmente nesses dias", relatou a coordenadora de Ação Social da Provopar, Iva Sandra Morais. Ontem, até o fim do dia, estavam previstos para chegar em Santa Catarina 15 caminhões de doações arrecadadas no Paraná, informou o comando do Corpo de Bombeiros.
Na capital, um grupo de três amigas, todas com filhos pequenos, se dirigiram ao quartel da Rua Nunes Machado para doar roupas que as crianças não usam mais. "Quando um filho pede e a gente não pode dar, dói. Aí a gente se pôs no lugar daquelas mães, que têm filhos com fome e com frio. Decidimos ajudar um pouquinho", sintetiza a professora Tatiana Maria Dias, mãe de William, que completa 4 anos em janeiro. Chegando no quartel, elas souberam da necessidade por fraldas descartáveis. "Frio é uma coisa terrível, ainda vamos voltar lá e levar mais alguma coisa para aquelas pessoas", disse.
A direção da pré-escola Interpares, na Água Verde, buscou mobilizar os pais de alunos a contribuir com doações e registrou uma participação considerada bastante positiva em apenas um dia. "Enviamos uma solicitação aos pais ontem (quarta), e hoje (ontem) 38 das nossas 72 famílias já contribuíram", contou a diretora Dayse Campos. Os mantimentos levantados pela escola até hoje, segundo Dayse, serão enviados para a sede do Rotary em Curitiba, próximo à rodoferroviária, que embarcará os produtos amanhã.
"Estamos percebendo uma mobilização muito forte, pessoas que eu não conhecia têm entrado em contato para colaborar", disse a coordenadora da equipe que está organizando o envio de donativos pelo Rotary, Joceli Pereira. "Estamos vivendo uma situação em que o amigo do amigo do amigo nos procura para enviar ajuda para os companheiros de Santa Catarina. Tem gente que doa muita coisa, tem gente que coloca só uma sacolinha, mas o importante é que tem muita gente colaborando."
* * * * *
Serviço
Quem quiser ajudar as vítimas pode depositar qualquer valor em dinheiro, em nome do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina: Caixa Econômica Federal, agência 1877, operação 006, conta 80.000-8; Banco do Brasil, agência 3582-3, conta 80.000-7; Besc, agência 068-0, conta 80.000-0; e Bradesco, agência 0348-4, conta 160.000-1.



