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Usuários reclamam da superlotação em alguns ônibus do Terminal do Guaraituba

Após meses de espera, os usuários de transporte público começaram a utilizar os ônibus do Terminal do Guaraituba, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, porém, ainda há problemas de superlotação em alguns coletivos do local.

Os ônibus saem do terminal lotados. Na hora do embarque, os usuários ficam apertados até na porta. Em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV, a dona de casa Adriana dos Santos, com um bebê no colo, disse que esperava pelo ônibus cerca de meia hora. "Os ônibus estão lotados, não tem jeito", reclamou. A doméstica Francisca dos Santos disse que melhorou o transporte de Curitiba até o terminal, porém ainda há falta de ônibus para voltar para casa.

Terminal do Guaraituba

O Terminal do Guaraituba custou R$ 2,6 milhões e começou a funcionar no sábado (1°). Cerca de 40 mil passageiros chegam a utilizar o terminal por dia. No local, há 17 plataformas para ônibus, além de uma área de 257 m² para comércio e serviços.

O terminal recebe ônibus alimentadores de bairros de Colombo e de linhas-tronco, inclusive do Ligeirinho, até o terminal do Cabral, em Curitiba, de acordo com o sistema integrado de transportes da Região Metropolitana.

Terminal de Alto Maracanã

Também entrou em operação neste sábado a parte nova do Terminal de Alto Maracanã, no mesmo município. O terminal conta com uma plataforma elevada para usuários do Ligeirinho, área comercial, banheiros e bicicletário. A distância entre os dois terminais é de cerca de três quilômetros.

Horários

Os horários dos ônibus das linhas de Colombo e nos terminais podem ser consultados pela internet, no site da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), e ainda pela central telefônica 156. Para quem telefona da região metropolitana, o número é 3350-6300.

Linhas

A partir do Terminal do Guaraituba, os passageiros podem seguir até Curitiba usando o novo Ligeirinho Guaraituba/Cabral, que não passa pelo terminal do Alto Maracanã. Há outras duas opções de linhas para a capital passando pelo Alto Maracanã: Curitiba/Guaraituba/via Maracanã, com destino ao Terminal Guadalupe, e Guaraituba/Cabral/via Maracanã, com destino ao Terminal Cabral.

As linhas alimentadoras e diretas do terminal Alto Maracanã continuam as mesmas. A novidade é a passagem de duas novas linhas oriundas do Guaraituba (Curitiba/Guaraituba/via Maracanã e Guaraituba/Cabral/via Maracanã).

Impasse

O terminal foi construído pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo estadual, e é operado pela Urbs. Um impasse entre as duas entidades deixou o terminal pronto e sem funcionamento por quase dez meses.

O problema só começou a ser solucionado depois que o Ministério Público Federal decidiu investigar o abandono do terminal. Os dois órgãos assinaram um termo de compromisso para colocar o terminal em funcionamento.

No encontro foi definido que a Comec repassaria R$ 6 milhões para a Urbs investir no terminal do Cabral, que será impactado com o início das operações no Guaraituba. Com isso, a Urbs fica responsável pela operação do transporte coletivo do terminal da região metropolitana.

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