• Carregando...
Vant é controlado remotamente por uma base em terra. O veículo consegue voar por 37 horas ininterruptas | Marcos Labanca / Gazeta do Povo
Vant é controlado remotamente por uma base em terra. O veículo consegue voar por 37 horas ininterruptas| Foto: Marcos Labanca / Gazeta do Povo

O Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), da Polícia Federal (PF), foi apresentado publicamente em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (10). Um vôo de apresentação, programado para as 11h, atrasou e teve início após o meio-dia, na Base Aérea do município, e contou com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O veículo, montado no dia 16 de julho de 2009, foi testado pela primeira vez 11 dias depois, com a presença do então ministro da Justiça, Tarso Genro. Em janeiro de 2010, agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) desembarcaram na região Oeste do estado para proteger o Vant.

O Ministério da Justiça havia divulgado, em outubro de 2010, que o Vant deveria entrar em operação no segundo semestre daquele ano, o que não ocorreu. As operações com a aeronave não teriam começado por falta de verba – o que não foi confirmado pelo governo federal.

A informação oficial é de que o atraso nas operações ocorreu por causa de um problema na licitação para compra de combustível para a aeronave. A proposta foi lançada, mas não apareceram fornecedores interessados.

Vant

A aeronave é controlada remotamente pela base em terra, em São Miguel do Iguaçu. O veículo consegue voar por 37 horas ininterruptas, de acordo com a Polícia Federal, e tem capacidade de fotografar - com nitidez - pessoas e objetos que estejam no solo de uma altura de até 30 mil pés.

Vida e Cidadania | 0:46

Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) será usado, principalmente, na fiscalização de rotas do tráfico e contrabando. A partir das imagens feitas pelo veículo, épossível identificar pessoas e objetos em solo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]