• Carregando...
Após 30 dias, coleta voltou ao normal no último sábado (27) | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Após 30 dias, coleta voltou ao normal no último sábado (27)| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os moradores e veranistas do Litoral devem ficar atentos aos horários da coleta de lixo, regularizada no último sábado (27), após alguns municípios ficarem 30 dias sem recolhimento. Na temporada, a responsabilidade da coleta passa dos municípios para o governo do estado, na figura da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

A secretaria informa que em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná a coleta é feita diariamente nas regiões centrais a partir das 6 horas. Dependendo do fluxo de pessoas e do volume de lixo produzido, a Sema garante que o caminhão pode passar até três vezes pelo mesmo local no mesmo dia. Já nos bairros mais afastados a coleta será em dias alternados.

Lixo reciclável

Já a coleta do lixo reciclável é feita das 6 às 12 horas conforme escala nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá. A secretaria solicita que o lixo reciclado seja colocado, de preferência, no chão, já que o material não corre risco de ser revirado por cachorros. Abaixo, os dias dos balneários:

Matinhos e Caiobá – segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Flamingo e Monções – terça-feira, quinta-feira e sábado.

Praia de Leste – segunda-feira.

Santa Terezinha – terça-feira.

Ipanema – quarta-feira.

Shangri-lá – quinta-feira.

Atami – sexta-feira.

Pontal do Sul – sábado.

Guaratuba – segunda-feira a sábado nos bairros Centro, Figueira e Brejatuba; terça-feira, quinta-feira e sábado nos bairros Barra do Saí, Coroados, Nereidas e Eliana; segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira nos bairros Mirim, Piçarras, Carvoeiro, Canela, Cohapar, Caieiras e Esperança.

Óleo vegetal e resíduos tóxicos

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em parcerias com outras instituições também mantém pontos de coleta de óleo vegetal resíduos tóxicos, como pilhas e baterias. O óleo vegetal pode ser entregue em garrafas pet nas sedes do IAP em Paranaguá, Matinhos e Guaratuba. Já os resíduos tóxicos podem ser levados aos supermercados Brasão, Baía Azul, nos bairros de Piçarras e Coroados, e Solimar, todos em Guaratuba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]