• Carregando...
Orientação é para que veranista só se banhe onde houver acompanhamento de salva-vidas | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Orientação é para que veranista só se banhe onde houver acompanhamento de salva-vidas| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O número de salvamentos do início dessa temporada, do dia 19 de dezembro até o último domingo (28), mais do que triplicou em relação a 2007. Dados do Corpo de Bombeiros apontam 335 ocorrências nesse ano, contra apenas 98 no ano passado. O índice de 2008 é 3,5 vezes maior do que 2007.

O tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas da corporação, explica que o aumento de salvamentos está diretamente relacionado ao bom tempo nas praias. "No ano passado, a temporada começou com dez dias de chuva. Já essa temporada começou com praias cheias por conta do tempo bom, o que gera mais trabalho aos salva-vidas", explica.

O movimento nas praias está tão alto, que o tenente considera o último domingo como um prenúncio de como será o feriado de Ano Novo, quando o Corpo de Bombeiros calcula que as ocorrências triplicarão. "O último domingo foi o dia com mais ocorrências até agora nessa temporada, com 94 salvamentos, justamente por ter sido o dia mais movimentado nas praias. Foi praticamente a mesma quantidade de salvamentos feitos nos nove primeiros dias da temporada de 2007", compara Santos.

A principal orientação aos veranistas é de que só se banhem em horários e locais apropriados e de que não entrem no mar após ingerir bebidas alcoólicas – em qualquer quantidade – e ingerir alimentos pesados.

Mortes

A atual temporada registra duas mortes por afogamento entre os dias 19 e 28 de dezembro – duas a mais do que o mesmo período de 2007. Entretanto, conforme aponta o tenente Santos, nenhuma ocorreu em praias. Ambas as mortes foram em baías.

No dia 23, o pescador Ademir Gonçalves, 53 anos, morreu afogado após cair do barco em que estava na Baía de Guaratuba. No último domingo (28), o adolescente José de Souza Paiva, 16 anos, morreu afogado ao nadar na Baía de Paranaguá.

* * * *

Siga as orientações antes de entrar no mar

- Evite entrar no mar após ter consumido alimentos pesados - Procure nadar longe de pedras, piêres e embarcações.

- Se entrar em uma correnteza, nade transversalmente a ela e peça socorro.

- Não deixe crianças sozinhas na água.

- Os banhistas que sabem nadar também devem estar atentos. Muitos se afogam por acreditarem que conhecem o local.

- Não nade em cavas, cachoeiras e rios.

* Fonte: Corpo de Bombeiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]