i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
piraquara

Visitação aos Mananciais da Serra estará aberta neste fim de semana e em outros 10 no ano

Área de mata atlântica na região de Curitiba é protegida por lei e aberta ao público poucas vezes ao ano. Confira abaixo o calendário das visitação

  • PorDa Redação
  • 10/02/2017 16:10
. Grupos com mais de dez pessoas são orientados a fazer agendamento por e-mail | Jonathan Campos/Gazeta do Povo/
. Grupos com mais de dez pessoas são orientados a fazer agendamento por e-mail| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo/

A partir deste fim de semana (11 e 12 de fevereiro) estão abertas as visitas públicas aos Mananciais da Serra, no Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O atrativo fica em área de mata atlântica protegida por lei e é aberta ao público em alguns dias do ano.

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O local é conhecido pela paisagem exuberante, mas também tem muita história. Nos Mananciais da Serra é possível conhecer a Barragem do Cayuguava e o conjunto dos 17 reservatórios de água que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Reservatório do Carvalho é o principal deles e foi o primeiro construído para abastecimento público de Curitiba.

Durante o percurso da área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Podem ser realizados passeios a pé ou de bicicleta.

As visitas são gratuitas, com início às 8h30. O último horário para entrada é 16 horas, e às 17h30 os passeios são encerrados. Grupos com mais de dez pessoas são orientados a fazer agendamento pelos e-mails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O Programa de Visitas é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

A recomendação é para que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva), não deixe lixo no local, não recolha plantas ou animais. É aconselhável levar água e é proibida a entrada de animais.

Serviço

Em 2017, as datas para visitação pública serão nos dias: 11 e 12 de fevereiro, 11 e 12 de março, 8 e 9 de abril, 20 e 21 de maio, 10 e 11 de junho, 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro, e 9 e 10 de dezembro.

Endereço: Estrada da Barragem, s/n, Piraquara (PR). Telefone: (41) 3673-3310.

Fonte: SaneparDivulgação
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.