Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio Grande do Sul

Base de Yeda quer barrar pedido de impeachment na primeira fase, diz jornal

Pedido foi formulado pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais. Aliados tentarão encerrar o caso na etapa de análise de admissibilidade

Os aliados da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), prometem rejeitar o pedido de impeachment da tucana logo na primeira fase, quando a admissibilidade de tramitação do processo será votada na comissão especial que tratará do assunto e no plenário da Assembleia Legislativa do estado.

A análise de admissibilidade será feita por uma comissão especial com 36 dos 55 deputados, a ser montada até o fim da próxima semana. O parecer do relator, pela tramitação ou pela rejeição do processo, terá de ser aprovado na comissão e no plenário. É nessa etapa, com final previsto para o início de outubro, que a situação espera usar da maioria que tem na Casa para encerrar o caso, segundo informações do jornal O Estado de S.Paulo.

Os parlamentares da base aliada (PSDB, PP, PMDB, PTB e PPS) entendem que o processo deve ser arquivado com a maior brevidade possível para evitar mais desgastes à imagem do governo e do estado e, para justificar a rejeição, vão alegar que as acusações formuladas no pedido são inconsistentes e não estão acompanhadas de provas concretas.

"Queremos que o processo seja breve para o Rio Grande [do Sul] parar de sofrer as consequências de tanta instabilidade política", destaca Pedro Westphalen (PP), líder do governo na Assembleia.

O pedido de impeachment foi formulado em junho pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, que apontou um suposto envolvimento de Yeda com irregularidades ocorridas no Departamento Estadual de Trânsito, e acolhido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT), na quinta-feira (10).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.