• Carregando...
 |
| Foto:

Eleição na Gazeta

Acompanhe as eleições no site da Gazeta do Povo e nos nossos perfis nas principais redes sociais:

www.facebook.com/gazetadopovotwitter.com/gazetadopovo instagram.com/gazetadopovo

Tecnologia

Aplicativo da Gazeta traz guia para o eleitor sobre o dia de eleições

Além de conhecer os candidatos, o Candibook também traz informações essenciais sobre os procedimentos do dia da eleição. Pelo site, é possível saber o endereço do seu local de votação, a partir do seu título de eleitor. Quem estiver fora de sua cidade na data da votação poderá saber, também, onde são os locais mais próximos para justificar seu voto – em qualquer cidade do Brasil. O site também traz a listagem completa de candidatos do Paraná, com seu respectivo número. Nas eleições de 2014, você poderá também baixar o aplicativo da Gazeta do Povo para seu smartphone ou tablet. O aplicativo está disponível na AppStore, para usuários que utilizam o sistema iOS, e no Google Play, para usuários do sistema Android. Todos os dados que constam no site estão disponíveis no aplicativo.

A Gazeta do Povo vai fazer a cobertura completa em tempo real do primeiro turno das eleições de 2014. Desde as 6h30 de amanhã, uma equipe completa estará nas ruas para trazer todos os principais acontecimentos do dia. A partir das 17h, o site da Gazeta disponibilizará os dados da apuração, que serão publicados em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com atualização em parceria. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a expectativa é de que a apuração no estado esteja 90% concluída às 18h.

INFOGRÁFICO: Site da Gazeta será atualizado automaticamente a partir do TSE; veja como usar

Mais de 70 jornalistas estarão envolvidos na cobertura, e acompanharão a movimentação nos maiores colégios eleitorais do Paraná. Além disso, a equipe vai registrar a votação dos principais candidatos, as polêmicas do dia e, depois da apuração, mostrará como ficou o quadro político no Paraná e no Brasil depois do primeiro turno. Serão veiculados também boletins em vídeo com comentários de colunistas da Gazeta do Povo e de especialistas sobre diversos temas relacionados à eleição.

Além do site, haverá também a cobertura pelas redes sociais – Twitter, Facebook e Instagram, através das contas oficiais da Gazeta do Povo. Pelas redes, o leitor poderá participar também da cobertura, relatando sua experiência e mandando suas fotos deste domingo eleitoral – só não vale tirar foto mostrando seu candidato na urna, o que é ilegal. Para participar, basta usar a hashtag #japragazeta.

Candibook

Quem deixou para escolher seu candidato na última hora, ou ainda está em dúvida se o escolhido é mesmo o melhor, pode usar o Candibook, ferramenta desenvolvida pela Gazeta do Povo para que o eleitor conheça melhor os concorrentes. Todos os candidatos foram convidados para ser entrevistados para a elaboração da ferramenta – 704 deles compareceram.

Eles foram entrevistados em vídeo e puderam expor porque decidiram ser candidatos, quais os seus planos e suas propostas. Também responderam o teste do Diagrama de Nolan, que demonstra, a partir de perguntas objetivas, o posicionamento político de cada um – pela ferramenta, o eleitor pode fazer o teste e descobrir quais candidatos pensam da mesma maneira. Por fim, o Candibook mostra também o lado curioso de cada candidato – para que time torcem, qual seus livros favoritos, que pessoas admiram.

Dos candidatos que não responderam, é possível consultar dados básicos, incluindo a declaração de bens, local de nascimento, profissão, formação escolar e se ele é ou não candidato à reeleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]