A presidente Dilma Rousseff acertou ao indicar o professor titular de Direito Civil, Luiz Edson Fachin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Aos 57 anos, Fachin é pós doutor em Direito, ministra aulas na UFPR há quase um quarto de século e conta com uma vasta obra na área de Direito Civil – são ao menos 145 artigos especializados e, entre autorias e organizações, 42 livros publicados.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Reformas de que o Brasil precisa: as fronteiras da democracia, artigo de Luiz Edson Fachin

Fachin desempenhou papel importante no meio acadêmico ao desenvolver trabalhos que ficaram reconhecidos pela “constitucionalização do Direito Civil”, ao inovar na interpretação das normas que regulam a vida privada em conformidade com o que estabelece o texto constitucional. É de Fachin também a teoria do estatuto jurídico do patrimônio mínimo, pelo qual todo o indivíduo tem direito a ter um mínimo existencial de recursos, a fim de assegurar o cumprimento do direito fundamental da dignidade da pessoa humana.

Publicidade

Com esse currículo, Fachin está claramente credenciado para assumir a vaga que um dia foi de Joaquim Barbosa. Embora possa enfrentar eventuais resistências por parte de alguns senadores durante as sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, em seguida, no plenário daquela casa legislativa, certamente irá demonstrar o sólido conhecimento jurídico que possui. A sabatina só confirmará para o Brasil o que a comunidade jurídica paranaense reconhece - Fachin preenche com folga os requisitos para cumprir seu ministério no STF.