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No primeiro depoimento público, três controladores da Força Aérea Brasileira, responsáveis por monitorar o jato Legacy que se chocou com o avião da Gol, não admitiram ter falhado e culparam o sistema de controle aéreo pelo choque. O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), no entanto, depois da audiência, responsabilizou os controladores, em especial Jomarcelo Fernandes, pelo acidente:

- O sistema tem falhas, mas a causa do acidente foi humana, principalmente de Jomarcelo. Os pilotos do Legacy também contribuíram decisivamente.

O Boeing se chocou com um jato Legacy no dia 29 de setembro do ano passado, provocando a morte de 154 pessoas, todas a bordo do avião da Gol. A crise do setor aéreo no país começou no fim de outubro, depois que os controladores de vôos iniciaram protestos contra o afastamento de colegas para a realização de investigações sobre o acidente.

No depoimento, Jomarcelo admitiu ter ouvido o piloto do Legacy avisar que a aeronave estava a 37 mil pés, comunicação feita a 40 milhas de Brasília (cerca de cinco minutos). E que não deu qualquer ordem para que, a partir de Brasília, a aeronave seguisse a 36 mil pés. Segundo Jomarcelo, o software do sistema de controle de vôo atualizou sozinho a nova rota que o Legacy deveria pegar ( 36 mil pés) e ele foi induzido ao erro:

- A informação que eu tinha era de que ele (Legacy) estava a 360 ( 36 mil pés). Confiei no sistema. Se for fazer isso (perguntar ao piloto em que rota está voando) de minuto a minuto, fica congestionado.

O controlador foi o único denunciado pelo Ministério Público por homicídio doloso. Os controladores Lucivando de Tibúcio Alencar e Leandro José dos Santos Barros, também ouvidos nesta segunda pela CPI, foram denunciados por homicídio culposo.

O controlador negou, no entanto, que tenha cometido erros ou dado pouca atenção à situação. Jomarcelo admitiu que podem ter ocorrido falhas, mas culpou o sistema, que induziria os militares ao erro:

- O sistema é falho, há sobrecarga de trabalho. Não confio no sistema, e por isso o controlador deve estar sempre à frente. O sistema induz ao erro, é falho, pisca, duplica aviões. Eu trabalho sempre com uma carta na manga - disse o sargento, que negou ainda ter problemas para se comunicar em inglês.

- Ele nega que alguém tenha agido de forma proposital, mas ficou evidente que ele teve informações de que o piloto estava a 37 mil pés. Ele foi imperito - concluiu o relator da CPI.Comandante do Cindacta: Problemas se potencializaram após acidente

O último depoente, o comandante do Cindacta I, Eduardo dos Santos Raulino, disse que após o acidente, os problemas do setor aéreo brasileiro se potencializaram, desaguando no apagão aéreo. Para ele, a exposição da crise e da atuação dos controladores na mídia também aumentou o nível de tensão.

Raulino rebateu Demóstenes de que os controladores de vôo são inexperientes.

- O comando da Aeronáutica tem a preocupação de indicar para o comando pessoas que tenham conhecimento mais aprofundado sobre o sistema - disse ele, informando que fez um curso de controlador.

A sessão foi interrompida para o pronunciamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que se defendeu das acusações de corrupção no plenário do Senado.

Parentes das vítimas do acidente da Gol levam reivindicações a Tarso

Representantes da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907 da Gol entregaram nesta segunda-feira ao ministro da Justiça, Tarso Genro, um documento com reivindicações sobre a atuação do governo no acidente . Entre os pontos criticados por eles está o fato de os pilotos do Legacy terem sido indiciados por homicídio culposo e não doloso, e o "sumiço" de grande parte da bagagem.

Segundo a vice-presidente da associação, Angelita de Marchi, das seis toneladas de bagagem, apenas duas foram devolvidas às famílias. Eles também pedem melhorias na legislação e apoio a famílias que se encontram "desprotegidas" após o acidente.

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