i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Visão empreendedora

DurianBB, um produto que virou marca, uma marca que se multiplicou em vários produtos.

  • Valéria VicentiPor Valéria Vicenti
  • Chengdu
  • 18/09/2020 08:21
Rainha, pelo sabor, pela irreverência, nunca pelo cheirinho forte que exala!
Rainha, pelo sabor, pela irreverência, nunca pelo cheirinho forte que exala!| Foto: Photo by Valéria Vicenti

Em um passado recente, em um dos nossos últimos bate papos, tive a oportunidade de rapidinho, sorrateiramente apresentar a Durian a vocês. Mas essa fruta polêmica merece mais! Merece destaque, merece holofotes e um palco somente para ela! Nestas últimas semanas avançou, ganhou marca, espaço glamoroso, se multiplicou em produtos com a sua “cara” e sabor.

Durian, rainha asiática pelo sabor, pela irreverência, nunca pelo cheirinho forte que exala!
Durian, rainha asiática pelo sabor, pela irreverência, nunca pelo cheirinho forte que exala! | Photo by Valéria Vicenti

Durian, reconhecida por muitos como a rainha das frutas, a queridinha da Ásia, conta com aproximadamente 30 variedades no seu portfólio. A polpa, quando bem madurinha, conta com aspecto e textura de creme, com sabor que se aproxima do cítrico adocicado, pode ser consumida “in natura”, ou se unir a outros ingredientes tanto em receitas de pratos doces ou salgados. Mas nem tudo são flores ou predicados. Seu sabor marcante, impossível de ser traduzido mesmo pelos chefs mais renomados, fica irrelevante quando comparado ao seu cheiro, pois seu cheirinho é simplesmente horrível. Os nutricionistas mais generosos, deletam esse detalhe e a inclui em suas receitas por ser rica em ferro, vitamina C e potássio, e por contribuir na melhora da força muscular, na saúde da pele e por reduzir a pressão arterial.

Aqui em Chengdu, ela é vendida nos grandes e pequenos supermercados, quitandas, feiras, nas lojas de conveniências, nos ambulantes, onde houver um palco. Ops! Melhor, uma prateleira. Sua aparência lembra a jaca, grande, oval, coberta de triangulozinhos pontiagudos, que claro, não impedem o tocar, o levar para casa sem cortes, inteira, ou somente a polpa. Sempre a gosto do cliente.

E dessa popularidade, dessa paixão nacional, é claro, surgem oportunidades!

Já diz o ditado: "quem tem limites é município"! E Durian não tem limites mesmo. Seu sabor e textura atraem parceiros de grandes marcas à modestos empreendedores.
Já diz o ditado: "quem tem limites é município"! E Durian não tem limites mesmo. Seu sabor e textura atraem parceiros de grandes marcas à modestos empreendedores.| Photo by Valéria Vicenti

Produtos com sabor ou recheio de Durian são muito comuns. Por exemplo, nesta quinzena, o McDonald’s substituiu o sabor especial de queijo pelo sabor da Durian. O Pizza Hut oferece em seu cardápio especial pizza com cobertura de Durian. As marcas famosas de biscoito, de chocolates, de pães, bolos etc também a querem por perto em seus recheios. Mas aqui pertinho de casa, o empreendedor foi um pouquinho além, transformou o produto em marca e a marca gerou uma família de produtos graciosos, daqueles que no primeiro instante, no primeiro piscar de olhos, você já se deseja presentear. Genial!

DurianBB, que se apresenta em verde e amarelo, cores que remetem a casca e a polpa da fruta, aproxima os curiosos não só pela fama e atrativos da protagonista, mas por outras fortes paixões nacionais que se uniram a ela.

DurianBB, o sabor marcante de um continente, traduzido em cardápio, presentes, em carinho e lembrança.
DurianBB, o sabor marcante de um continente, traduzido em cardápio, presentes, em carinho e lembrança.| Photo by Valéria Vicenti

Os jovens chineses, e não posso negar, nós também, amam máquinas de pegar pelúcia, e se não pegam, fator pouco provável, compram o pelúcia para suas amigas ou namoradas. Então, advinha, quem nos recebe de garrinhas abertas na entrada DurianBB? As maquininhas famosas abastecidas de Durians de pelúcia. E se no dia de má sorte não se conseguiu pegar vários mascotes, não tem problema não, a venda te espera ao lado. E ao lado, outros objetos conquistam a atenção, te convidam a colocá-los no carrinho, na cestinha, a iniciar uma coleção de itens DurianBB como canecas, chaveiros, almofadas, e assim vai... você por alguns minutos esquece, entrou lá para que mesmo? Hum... para comer!

Produtos que cativam, que encantam, que nos fazem colocá-los na cestinha antes mesmo de conhecermos o cardápio.
Produtos que cativam, que encantam, que nos fazem colocá-los na cestinha antes mesmo de conhecermos o cardápio.| Photo by Valéria Vicenti

E o cardápio honesto cativa pela irreverência. Polpa da fruta para viagem, Durian cozidas como ingrediente de pratos quentes, um deles similar a lasanha, sorvetes, chá solúvel etc conduzem você a mesinha, ao pedido que encerrará sua visita com chave de ouro.

Durian é reconhecida pela sua flexibilidade, por harmoniosamente dividir espaço com ingredientes de pratos salgados, doces, quentes, frios, sem mistérios, sem preconceitos.
Durian é reconhecida pela sua flexibilidade, por harmoniosamente dividir espaço com ingredientes de pratos salgados, doces, quentes, frios, sem mistérios, sem preconceitos. | Photo by Valéria Vicenti

Então, entendamos que o que nos tira suspiros, o apaixonante, o perfeito aos nossos olhos, paladar, olfato e sentidos não necessariamente precisa ser perfeito, precisa sim ser real, precisa ter qualidades que superam as imperfeições. Bóralá unir ao nosso conceito, as nossas regras que um produto pode ser sim uma marca e essa marca, mais de um milhão de produtos.

Produtos nada complicados, despretensiosos, te convidam a consumir mais, a comer mais, a levar Durian para casa.
Produtos nada complicados, despretensiosos, te convidam a consumir mais, a comer mais, a levar Durian para casa. | Photo by Valéria Vicenti

Por hoje, como a gente fala: vale sempre a pena provar, se gostar pede mais, se não gostar, deixa pra lá! Fica com a gente, daqui a pouquinho tem mais...

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.