i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Macalossi

Foto de perfil de Guilherme Macalossi
Ver perfil
Opinião

Retórica antivacina é sintoma da doença moral que assola o centro do poder

  • PorGuilherme Macalossi
  • 03/09/2020 15:53

É verdade. Para desviar a atenção dos muitos problemas de seu governo e, principalmente, do caso Fabrício Queiroz, Jair Bolsonaro adotou a estratégia de pautar o noticiário pelo absurdo. Quando algo não vai bem, ele dispara alguma indecência, alguma boçalidade, alguma delinquência, qualquer coisa que seja capaz de capturar a atenção da imprensa e das redes sociais. No mesmo dia em que se divulgava o tombo histórico de -9,7% do PIB no 2° trimestre, ele se pôs a falar sobre vacinação (retórica antivacina) contra o coronavírus.

Respondendo a uma apoiadora, uma daquelas de estilo lombrosiano, afirmou que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”. Sua frase foi parar também em uma postagem da Secretaria de Comunicação. Diante de um cenário tenebroso com quatro milhões de contaminados e mais de 120 mil mortos, era óbvio que isso despertaria reações. Dito e feito.

Mas poderia ser diferente? Como ignorar algo tão insidioso? Uma declaração dessas, partido da autoridade máxima do país e compartilhada pelos órgãos oficiais do governo, tem um poder de influência gigantesco e representa risco real para uma quantidade incalculável de pessoas. Brasileiros que tomam as palavras de Bolsonaro como verdade absoluta e podem achar que estar à mercê de uma doença altamente contagiosa é só uma questão opção.

As tais distrações de Bolsonaro não são benignas. O presidente brinca com a vida das pessoas. E isso precisa ser denunciado, mesmo que o resultado seja cair em sua “armadilha”. Afinal, estamos a tratar da natureza obscurantista deste governo . E é bom lembrar que ela não se limita ao campo da retórica.

O negacionismo  da pandemia virou política de Estado. Das necessárias medidas de isolamento até os protocolos sanitários mais básicos, tudo foi devidamente boicotado pelo mandatário. Nem mesmo o uso da máscara passou incólume. Bolsonaro entrou na Justiça para não precisar usá-la em atos públicos e vetou trechos da lei que regulava sua utilização pela população. Mais do que isso: disse que sua eficácia era quase nula.

Quantos se insurgiram contra o uso de máscara? Quantos já estão se insurgindo contra a vacinação? E a título de que? Defender a liberdade individual, como assevera a Secom com indisfarçável orgulho? Nada poderia ser mais errado e grotesco. Estão transformando o princípio libertário da não-agressão em uma verdadeira ética sociopática, coisa que jamais foi.

Em seu livro “A Ética da Liberdade”, Murray Rothbard defende que "toda pessoa é a proprietária de seu próprio corpo físico assim como todos os recursos naturais que ela coloca em uso através de seu corpo antes que qualquer um o faça”. O autor, entretanto, arremata estabelecendo uma limitação fundamental: “esta propriedade implica o seu direito de empregar estes recursos como lhe convém até o ponto que isto afete a integridade física da propriedade de outro ou delimite o controle da propriedade de outro sem seu consentimento”.

Aplicado ao coronavírus, esse axioma poderia ser traduzido da seguinte forma: você não tem o direito de ser vetor de contaminação para as outras pessoas. Uma pandemia só pode ser controlada pela ação conjunta da sociedade. Em seu Twitter, o professor Thomas Conti assinala: “a obrigatoriedade da vacinação não vem para salvar você de si mesmo, mas para salvar os outros do risco que você causaria”.

Não há nada de antiliberal na imposição do uso de máscaras ou até mesmo da vacinação. O que estão é tentando destruir o senso de responsabilidade individual com base em deturpações premeditadas. Ao invés de buscar a conscientização de que todos devem se imunizar, Bolsonaro vocaliza o conspiracionismo psicótico que ulula no baixo meretrício intelectual e nos porões da internet. Como disse Reinaldo Azevedo na Band News, é claro que se trata de uma campanha contra a vacinação. Ou o que o presidente disse teria algum outro propósito se não exatamente esse?

Se há uma coisa de que o Brasil pode se orgulhar é de seu programa de imunização. Foi com ele que erradicamos a varíola, a poliomielite, o sarampo e a rubéola. E se algumas dessas doenças voltam a aparecer é porque os cuidados que as pessoas deveriam ter com elas caíram. E nada pior para esse cenário que uma nova revolta da vacina sendo capitaneada desde dentro do Palácio do Planalto.

Atualmente, duas vacinas estão sendo testadas no Brasil: a de Oxford e a Sinovac, esta última da China. Não são experimentos secretos e nebulosos. Os estudos que as embasam estão sendo publicados e discutidos com transparência pela comunidade científica global. Centros de pesquisa respeitáveis e com tradição nacional acompanham e participam desse processo. Dentre eles o centenário Instituto Butantã. Tudo o que for desenvolvido passará por controle rigoroso de segurança e efetividade, e terá de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Celerados, tanto a soldo quanto voluntários, apostam na desinformação de maneira a semear um clima de medo contra os potenciais efeitos de uma medicação que ainda nem está pronta. Alguns apontam até para urdiduras globais de dominação social. Ao dizer o que disse, Bolsonaro se associa a esse lixo. Essa gente acha o que? Que o sujeito vacinado sairá cantando o hino da internacional socialista em russo? A doença moral que vigora no centro do poder é hoje a maior disseminadora da doença física que se alastra e mata pelas ruas do país.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
111 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 111 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 2 dias

    Robôs bolsominions disparam contra o colunista, que irrefutavelmente escancarou a torpeza e perversidade do seu ídolo genocida. E para quê? Afinal, nós já temos a cloroquina né? Kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Marchesini

    ± 3 dias

    Escrever que o centro do poder é o maior disseminador da doença física que assola o Brasil (e o mundo), é prova da doença mental do Sr. Guilherme Macalossi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanessa Fonseca

    ± 4 dias

    Não concordo com esse editorial. Não compare-as vacinas que você cita de doenças amplamente conhecidas e vacinas amplamente estudadas e testadas com essas vacinas do Covid-19. Por mais estudos que estejam sendo feitos pelo mundo ainda não temos nada CIENTIFICAMENTE COMPROVADO, com amplo conhecimento da eficácia e efeitos dessas vacinas. Até porque ainda não são conhecidos todos os efeitos desse vírus no organismo. Nesse caso temos sim o direito de nos recusar a ser as primeiras cobaias dessa vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vera Lucia Broetto

    ± 6 dias

    Vacinação é obrigatória, sim Voltando ao contexto da covid-19, a fala, no entanto, é contrária à lei nº 13.979/20, proposta pelo próprio Executivo e sancionada por Bolsonaro. Chamada "Lei do Coronavírus", ela diz que, na situação atual de pandemia, as autoridades podem obrigar a população a ser vacinada.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/02/vacinacao-nao-e-obrigatoria-entenda-por-que-fala-do-presidente-e-perigosa.htm?cmpid=copiaecola

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    ± 6 dias

    Ridículo. Acho que ele escreve essas merdas só pra rir do povo zoando ele nos comentários. Acho que isso tudo é efeito colateral da crescente decadência da esquerda que, de tanto fingir demência, acabou ficando demente de fato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 6 dias

    Doença moral é a sua Guilherme! Não acuse os outros do você é na verdade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 7 dias

    Parabéns pela coluna. O que se observa dos apoiadores de JB é o mesmo desenvolvimento intelectual dos apoiadores do Lula. Um desgoverno que enfraquece o combate a corrupcao, pretende aumentar impostos, diminui a renda da população, eleva o dólar na estratosfera, dificulta aposentaforia, recomenda uso de medicamento ineficaz, emparelha o estado com afilhados militares, apresenta inegáveis sinais de desequilibrio mental, enfim um desgoverno onde ninguém (salvo os militares) ganhou absolutamente nada mas que encanta os incaltos num suposto discurso anti-pt.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mauro Marchesini

      ± 3 dias

      Incaltos = incautos? Emparelha = aparelha? Então aviso aos incautos, como o senhor, que acho melhor aparelhar com militares do que com ladrões, como foi feito com tanta amplitude. Fala, fala, fala aos borbotões, mas não cita nenhum caso de corrupção. Duro, né? Aceita que dói menos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 7 dias

    Bxxçal é aquele que se julga no direito de obrigar alguém a fazer qualquer coisa, inclusive tomar vacina ... típico de ditadura ... palavra utilizada no próprio texto da reportagem, no entanto cancelaram o comentário abaixo por conter esta palavra ???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco G. Junior

    ± 7 dias

    Só tomarei a vacina se for a de Oxford, quero ver quem iria me obrigar a tomar as outras

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Juacastro

      ± 1 dias

      É o direito de escolha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Simões

    ± 7 dias

    No fundo do poço da mediocridade tem um alçapão com o nome "Macalossi" gravado na porta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 7 dias

    Toma que quiser colunista ditador disfarçado de protetor do povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    ± 7 dias

    Mais um gramscista da esquerda-caviar, aquela com viés autoritário, composta pela burguesia abastada e que detesta se misturar com gente pobre. Por isso, tem verdadeiros ataques quando vê o Capitão no meio do povo, principalmente no nordeste, sendo homenageado. Perguntaria a esse probo jornalista se ele dará o exemplo e vacinará os seus filhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Ribamar

    ± 7 dias

    Comentário maldoso e de um retardado.Bolsonaro nunca disse ser contra a vacinação,e sim que ninguém é obrigado a tomá-la. Chamasse livre Arbítrio seu esquerdista .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henri Moreno Fernandes

    ± 7 dias

    Fica combinado assim, se obrigar a tomar vacina, o presidente é ditador fascista se ele falar que vai tomar quem quiser ele é genocida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Adileia da Silva Azevedo

      ± 4 dias

      Nem preciso mais responder pois o Henri resumiu exatamente a minha opinião Ah, só uma coisinha seu Macalossi, não fica repetindo o que o Reinaldo de Azevedo fala não, porque ele não sabe o que diz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adenilson

    ± 7 dias

    A retórica foi a favor da liberdade e não contra a vacina simplesmente! Não me lembro de ter sido obrigado a tomar a vacina de gripe Influenza ou qualquer outra! O texto distorce a realidade e a intenção do Presidente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andre Passos

    ± 7 dias

    Retórica anti-vacina uma ova! O presidente disse uma verdade clara como a luz do sol: as pessoas têm o direito inalienável de não se submeter a uma vacina EXPERIMENTAL! E ainda cita Reinaldo Azevedo, um sujeito execrável que posa de isento mas está a serviço do tucanato. Macalossi ponha seu ódio de molho e aguente, porque teremos pelo menos mais 14 anos de governo conservador no país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vanessa Fonseca

      ± 4 dias

      Perfeito seu comentário.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 7 dias

    Primeiro era uma gripezinha ...depois falou em cloroquina e tomou corticoide pra se curar da Covid ...o governo federal atraves da Fiocruz esta desenvolvendo a vacina pro Covid ...e agora Bozo duvida da vacina ???? Pazuello o que vc acha ????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 7 dias

      É equivalente a uma gripe, para mais de 98% dos infectados. Exatamente como o Bolsonaro falou. Tive alguns conhecidos que pegaram COVID, sem qualquer problema (todos fizeram tratamento precoce). Mais de 30 pessoas no governo tiveram COVID, e nenhum foi hospitalizado. Nunca houve qualquer motivo para ficar em casa, até porque quarentena não funciona. Algumas precauções e tratamento precoce teriam sido suficientes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 7 dias

    O colunista está muito errado em sua interpretação da realidade, pois o fato é que as pessoas estão questionando a origem das vacinas, e não o fato de ser necessária a vacinação. realmente eu não tomaria vacina de origem chinesa e russa sabendo que existe a de origem britânica, infinitamente mais confiável. Mas alguns governadores estaduais, até mesmo o do Paraná, para impor a sua condição ofertada pelo STF, saíram "contratando" mesmo sem terem certeza da eficiência destas vacinas. E querem impor . Sinceramente, se eu tiver o alcance da vacina inglesa , a tomarei. Mas jamais a chinesa e a russa. É meu direito preservar a minha integridade me protegendo do que considero perigoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Senor Rodriguez

    ± 7 dias

    Olha o preconceito do escriba: "daquelas do tipo lombrosiano". Tem que ver isso daí hein...Que afirmação é essa? Sobre a vacina, pergunto em qual delas devo confiar: na russa, na chinesa, na de Oxford? Ou na de Honduras, do México ou da França? Ou em todas elas???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DANIEL ZAPPELLINI

    ± 7 dias

    se começou o texto com é verdade, é porque é mentira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Karen Laura

    ± 7 dias

    “Quem tem medo de quem não toma a vacina é porque não confia na vacina“

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 7 dias

    O problema é mal colocado pelo articulista da GP. Uma coisa é a vacinação compulsória contra doenças onde sua vacina é sobejamente conhecida por sua eficácia e segurança. Esta deve ser compulsória pelas razões já colocadas por vários estudiosos do assunto. A vacina contra a COVID19 NÃO foi estudada adequadamente até agora e seus efeitos colaterais SÃO DESCONHECIDOS. Houve casos de vacinas que levaram à morte indivíduos que apresentaram reações agudas, casos que desenvolveram Síndrome de Guillain-Barré (paralisia ascendente progressiva) fatal em muitos casos etc... Ninguém pode ser obrigado a isso. Este é o problema de jornalistas escreverem sobre o que mal conhecem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 6 dias

      Jornalistas ineptos como o moço da coluna sempre se aventuram em terreno desconhecido para eles e acabam afundando numa fossa de bobagens.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Leticia Dreux Mariani

    ± 7 dias

    Esse comentarista é o tipico exemplo do: CHAME-OS DO QUE VOCÊ É, ACUSE-OS DO QUE VOCÊ FAZ! Nesses momentos me dá vontade de cancelar a assinatura da GP. Que decadência!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 7 dias

    Perdi meu tempo ao clicar no link desse Senhor. Fui!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 7 dias

    Vacina chinesa é obrigatória ? Não sou seu filho rapaz, para você mandar eu tomar vacina comunista, ficar em casa ou usar máscaras o resto da vida.... Vai ter revolta sim, quem cuida da minha saúde sou eu ! Fora esquerda, um bando de liberticidas, sempre tomando medidas absurdas pelos outros. Mais um pouco e vão querer impor o tipo de corte de cabelo, ou as roupas permitidas, como na Coréia do Norte. E outra, os milhões de pessoas que pegaram essa porcaria de vírus, de baixa letalidade, estão imunizados. Quem quiser tomar vacina, que tome. Quem não quiser, não tome, não prejudicam ninguém.... Afinal, os vacinados não estariam imunizados ? Ou essa é mais uma mentira dos comunistas ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    ± 7 dias

    Provavelmente tomarei a vacina porém a decisão de tomar tem de caber mim e não ao Estado e muito menos a um colunista de jornal

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 7 dias

      Pois é mas o mito sancionou uma lei que diz ao contrario, que o estado vai te obrigar a tomar vacina. falar que ninguém é obrigado a tomar agora, cheira a demagogia

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Danilo Ferreira Sales

    ± 7 dias

    Deus do céu! Ele disse que ngm é obrigado a tomar, isso passa longe de pregar a não vacinação. Você tem problemas cognitivos sérios ou se apaixonou pela causa anti-bolsonarista a ponto de ficar cego. Quando foi que você se perdeu? Há dois anos atrás, não imaginaria essa mediocridade de você. Lamentável...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 7 dias

      Cego é quem aplaude a fala dele e esquece que ele sancionou uma lei que diz ao contrario

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sartan

    ± 7 dias

    Só lembrando que ele disse não ninguém é obrigado a tomar vacina mas sancionou uma lei que obriga!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      chico

      ± 7 dias

      Leia a lei .Ela dá opção de obrigar,Ela não obriga

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 7 dias

      Não é ele que esta obrigando é a por uma lei criada e sancionada pelo seu mito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 7 dias

    Mais um discípulo, e muito ruim do Nogy... essa coluna mais parece discussão de bebado em botequim

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RODRIGO

    ± 7 dias

    AHahhHAHAHHAAhHA coitado a militancia está descontrolada. Não sabe mais pra onde correr. Que textinho raso desse blogueiro em, nem conhecia, porem deu pra perceber o vies e a militancia. E vendo os comentarios, nota-se que está passando vergonha mesmo. Verdadeiro Loser! Vá descansar hipocrita militante.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      RODRIGO

      ± 7 dias

      Sartan: po satan tu é bu rro mesmo em.... meeeeeeee q dó da sua mae

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 7 dias

      Quem faz militância é quem aplauda a fala do mito e esquece providencialmente que ele aprovou uma lei que diz ao contrario

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 7 dias

    Gostaria de saber do “colunista/articulista” se é cientista ou detém algum estudo seguro da eficácia dessa vacina? Se tiver apresente... mas se não o tiver, deveria olha no espelho pra ver que tem “doença moral“. Vacina a toque de caixa, sem comprovação, feita por quem espalhou esse vírus!? Toma vc! Doentes morais são “jornalistas” que se prestam a um papel como esse... vergonhoso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vanessa Fonseca

      ± 4 dias

      Adorei seu comentário!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Abilio

    ± 7 dias

    Uma vacina mal testada ou pulando fases é um perigo em potencial . Já aconteceu em 1955 nos Estados Unidos com a vacina da poliomielite . Milhares de crianças contraíram a doença , pois por inépcia e açodamento , injetaram vírus vivos não atenuados . Isso é um fato . Outros exemplos existem . Quem não se lembra dos gravíssimos defeitos congênitos provocados pela Talidomida . Vamos mudar a retórica . Em vez de obrigatoriedade , podemos usar o convencimento . É mais Democrático. .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 7 dias

    Vai, vai, Guilherminho, fale de outra coisa, seu delinquente. Já tomaste seu todynho hoje? Está usando sua focinheira? Muito problemas do governo? Fabrício Queirós? Vem cá, alguém da família Bolsonaro já foi julgado? Alguma condenação? Para o Macalossi todos já são culpados, hein? Guilherme, vc está seguindo o caminho do MVR, do Nogeeento - esse já vazou - nada honesto. Retórica antivacina? Uma ova. arruma outro assunto, progressista/esquerdista enrustido. Quer lacrar? Vai lá Falha, no 247.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 7 dias

      Quem precisa de focinheira é quem fica raivoso de ouvir o que não quer. bom mesmo é o mito que fala o que você quer ouvir e sanciona lei ao contrario. mas chamar de esquerdista citar a folha mandar pra cuba continuam sendo as únicas justificativas dos militantes fanáticos do mito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 7 dias

    No jornalismo não é sintoma, mas a pior peste que pode assolar qualquer profissão. É deturpar fatos para impor a leitores visão estrábica de interesses ilegítimos. XAVECO de que falar sobre vacinação é “retórica antivacina” ofende inteligência de leitor pensante! E muito mais desprezível é considerar função de governo DESINFORMAR cidadãos sobre obrigatoriedade inexistente e vazia. TODOS ANSIOSOS PELA VACINA e não é que poucos “antivacina” difundirão a PANDEMIA, posto que vacina é para IMUNIZAR VACINADOS contra a doença. Tantas aleivosias não mereceram leitura do artigo além das primeiras degradações de um jornalismo abastardado! E pagar para isso?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 7 dias

    É a nova "Revolta da Vacina" (1904). Só que naquela época o presidente Rodrigues Alves era favorável à vacina, diferente do atual que parece viver no tempo das cavernas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 7 dias

      Um presidente antivacina que gasta bilhões para produzir a vacina e deixa espaço e apoio para que governadores façam o mesmo, ampliando o leque de vacinas! Quanta incongruência!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 7 dias

    Pois é "piá de prédio" tome a sua vacina e aí faça a sua "pirracinha" mas enquanto isso para de escrever asneira!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe B

    ± 7 dias

    Pela sua linha de raciocínio, bem medíocre, porém esperada de um jornalista médio brasileiro, então todas as vacinas tem que ser obrigatórias, com o objetivo de não nos transformamos em vetores. De gripe, de dengue, de covid... aliás, deveria ser proibido o sexo sem camisinha, para não sermos vetores de diversas doenças. E que tal não obrigar a tomar suplementos vitamínicos, assim nossa imunidade não cai e não somos vetores... e que tal proibir o consumo de carne, pois os veganos são superiores.... Esse senhor apenas quer surfar na onda do politicamente correto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claupers

    ± 7 dias

    Quanto encontro textos desse tipo na Gazeta do Povo, um jornal onde podemos ler as boas matérias do Constantino, vejo que é um Jornal de Fato, onde posso ver os dois lados da história. Não devemos calar pessoas como o escritor dessa matéria. Temos que saber que existem pessoas com esse tipo de pensamento para não ficarmos em uma bolha como eles. Agora vou ali ler algo do Constantino. :-)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Juacastro

      ± 1 dias

      É verdade. Temos que ler os dois lados para ter uma saída melhor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jaime Groff

    ± 7 dias

    Mais um radical de centro escrevendo para a Gazeta. Aos poucos o jornal vai jogando no lixo o público que conquistou...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 7 dias

    Esse colunista obcecado pelo presidente está no lugar errado, com esse estilo de escrita aí ele deveria estar na carta capital ou algum daqueles blogs de esquerda obsessivos. A frase em si não tem nada demais, agora queria ver se ele dissesse o contrário, q todo mundo seria obrigado a tomar a vacina, aí sim a choradeira seria grande (e com razão).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IARA TANIA GONCALVES

    ± 7 dias

    Esqueceu de dizer que apesar do governo estar incentivando a fabricação e pesquisas destas vacinas, ele não pode atestar a eficiência das mesmas, são EXPERIMENTAIS, daí não poder obrigar as pessoas a serem cobaias, toma quem quer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bruno

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MURILO

    ± 7 dias

    Quanta besteira. Mais um que é melhor não ler. Nao podemos “ dar ibope “ para esse senhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.C.T.

    ± 7 dias

    Credo! De onde saiu esse comentarista? Acho que realmente abriram as portas do inferno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 7 dias

    Mais um adepto da ciência do mutretta. Gauchão, se voluntarie lá com teu consultor LIDE Xing Ling , para receber a picada imunizadora. Faça isso pelos demais gaúchos, então !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eduardo pontes de andrade

    ± 7 dias

    Engraçado como os esquerdistas são ditadores,e acusam os outros do que são.Querem controlar as pessoas totalmente,torná-las robôs,controladas pelo estado,e ainda acham isso normal.Liberdade em primeiro lugar.Que cada pessoa faça o que achar melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 7 dias

    O HC abriu triagem para voluntários da Vacina Chinesa, então; assuma essa coragem das letras na vida, pra ser alguma coisa, de vez em quando. Usar a expressão "moral" não cabe bem a você, defensor e cumpanheiro da tchuma "ética e moral" que desviou BILHÕES do Brasil neste séc, inclusive os artistas e "irmãos Marinho" da Globo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nissim lopez

    ± 7 dias

    Usar citação de Reinaldo Azevedo em comentário... lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilson Clazer Moraes

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    ± 7 dias

    A maior doença do país é essa imprensa quase toda esquerdista e militante, totalmente irracional. Grandeza moral quem tem é Haddad!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO PYPCAK FILHO

    ± 7 dias

    Ninguém é obrigado a doar sangue, mas eu sou doador. Ninguém é obrigado a tomar vacina eu tomo. Temos sim é que cuidar e respeitar nossos semelhantes. A vida está acima de quaisquer convicções, sejam elas políticas, pessoais ou religiosas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao paulo dias souza

    ± 7 dias

    Macalossi, por exemplo vc: Não quis se vacinar contra o vírus PT, e ninguém vai te obrigar a isso. É opção rapaz!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 7 dias

    Procurem no google...FOSFOETALONAMINA + JAIR.... O cara manja !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE VALDIR SARTORI FILHO

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 7 dias

    Guilherme da para notar que vc é um Petezinho da vida, pois estamos em um país livre. Se a pessoa não quiser tomar a vacina quem estará em risco? A que tomou ou a que não tomou. Então pare de escrever bobagens.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José João Fornanciari Neto

    ± 7 dias

    Aulas de decadência moral com Macalossi. Impressionante como você tem a coragem de distorcer tanto as coisas, meu caro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Maome Machado

    ± 7 dias

    Quem é esse tal Guilherme? que "jenio" rs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gisa

    ± 7 dias

    Parabéns ao autor pelo texto. Descreveu com maestria o comportamento execrável e manipulador do presidente da República.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Eduardo mendes

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 7 dias

    Isto não existe .. verão que sofrerá mudança ..claro que é importantíssimo vacinar- se mas quanto a tornar compulsório ..duvido que ocorra de fato .. o resto é pura politicagem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 7 dias

    Veremos cenas da polícia invadindo casas para vacinar adultos? Buscando crianças escondidas em sótãos para vaciná-las à força e contra a vontade de seus pais? Não seria melhor convencer as pessoas de que as vacinas são seguras?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 7 dias

      Gisa: Deixe os esquerdistas falarem e eles se revelam... O stalinzinho, o maozinho, o polpotizinho se revelam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gisa

      ± 7 dias

      Nada disso! Tamanha ignorância requer atitudes drásticas, como o afastamento dessas pessoas do convívio social.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jean farias

    ± 7 dias

    Meu Deus, onde esses extremos-jornalistas vão parar? Na sanha de opor ao presidente Jair Bolsonaro beiram o fascismo. Depois da ditadura do lockdown, vem aí a vacina autoritária do bem. Fica difícil manter a assinatura desse jornal com protos ditadores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MCPN

    ± 7 dias

    O Bolsonaro apenas disse que ninguém é obrigado a tomar a vacina. Qual o problema disso ? Parece que o colunista não gosta muito das liberdades individuais. E aprecia um estado totalitário e uma sociedade cheia de obrigações. Ou seja, é um perfeito comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RLG

      ± 7 dias

      A lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, assinada pelo próprio "presidente", o artigo 3º da lei já previa a vacinação compulsória, ou seja, obrigatória, “para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional”. O que nos leva à OBRIGATORIEDADE da vacina. Decorre daí que pode ser que o presidente ou não sabe o que assina ou realmente quer causar polêmica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A. Silva

    ± 7 dias

    O colunista caindo no conto do vigário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto B

    ± 7 dias

    Com relação aos testes em meio a essa doença , lembro o artigo da Revista Inglesa com erros grotescos de análise sobre a eficácia da HCQ. Espero que não sejam os mesmos métodos ou interesses usados com a vacina.... Mas creio que serão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto B

    ± 7 dias

    O caro colunista se quiser comprovar consigo e suas estimada familia, as vacinas feitas as pressas por chineses (Lembrem respiradores que não funcionavam, máscaras inúteis, testes com falhas grotescas no meio de todas as vendas deles). Eu observo-o e digo com clareza. por favor, não se faça de rogado e se inscreva imediatamente. Outros vírus a décadas não têm tido sucesso: Como HIV, Malária, AIDS ... Que bom que tenham tantos tentando conseguir. Mas eu prefiro fazer como quando sai um novo lançamento de carro. Espero passar um tempo, para ter segurança que terei comigo, algo que presta de verdade, não arrisque minha vida e cujos problemas já foram resolvidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 7 dias

      E não ser contaminado porque todos os outros estão vacinados, daí é fácil!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sirleny

    ± 7 dias

    Uma vacina que funciona protege o vacinado. Essa a sua finalidade. Somente alguém que está com dúvidas sobre essa proteção pode se preocupar com a vacina dos outros. Ou pode haver motivos políticos e comerciais para a defesa da vacina obrigatória.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André de Souza Moreira

    ± 7 dias

    Se for vacina chinesa ou soviética eu não vou tomar, corre o risco de ficar igual ao colunista esquerdopata hauahauah. Bolsonaro está certíssimo, não se pode obrigar ninguém a tar vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RLG

      ± 7 dias

      leia a lei federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, assinada pelo próprio Bolsonaro no artigo 3º que posso transcrever. artigo 3º da lei já previa a vacinação compulsória, ou seja, obrigatória, “para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional”. Ressalte-se Lei assinada pelo Bolsonaro, rsrsrsrs

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 7 dias

    Guilherme vai toma vacina chinesa e depois animar o comício da Manuela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dani

    ± 7 dias

    Que besteira. Se vc optar por tomar a vacina você está imunizado. Escolha pessoal sua. Então fica livre o outro de não tomar se não quiser. Ninguém pode obriga-lo. O Estado não pode obrigar. Esses coronalovers são aficcionados por essa doença, máscaras, lockdows e papai Estado dizendo o que se fazer...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 7 dias

    A questão é: até onde o Estado tem que intrometer? O direito individual vem do próprio indivíduo. Simplesmente assim. Uma declaração óbvia que o sujeito consciente de si mesmo toma é como se alimentar. Não tem como obrigar o cara a comer, beber, se tratar ou de tomar a vacina. Esse é o ponto. Gente foi estupidamente espancada por não usar máscara. Se não tomar vão matar? O Estado teria esse direito numa coisa eminente pessoal. Insisto, esse é o ponto. O articulista põe cabelo em ovo com essa retórica de negar a doença. Ou ele não entendeu o contexto ou está com a bolha militante de polemizar tudo que vem poder executivo. E não vem com retórica de falsos humanistas teóricos da coletividade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 7 dias

      O Erro é esse... ninguém pode obrigar vc a uma vacina nova ..ninguém mesmo .. Jamais deveria ter concordado com isso

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RLG

      ± 7 dias

      Ledo engano seu, o próprio bolsonaro assinou a Lei 13.979 de fevereiro de 2010 , veja o artigo 3º

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 7 dias

      Releia o primeiro parágrafo do artigo. Tá lá a sua resposta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 7 dias

    O Bolsonaro já falou muita asneira, mas nessa ele só disse o óbvio. É claro que ninguém pode ser obrigado a tomar vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 7 dias

      RLG: Será refeito ..aguarde RLG

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RLG

      ± 7 dias

      Ele mesmo o presidente, obriga. É só digitar no google : Lei Federal 13.979 de 06/02/2020 E VER O ARTIGO 3º

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 7 dias

    Vc foi obrigado a tomar vacina de sarampo ou da gripe? Só se foi por papai ou mamãe, quando vc era criança. O Presidente disse o óbvio. Mas tem gente da "bolha" que não sabe interpretar texto, entender frase, muito menos fazer uma análise imparcial dos fatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 7 dias

      Verdade, você por exemplo foi incapaz de entender o primeiro parágrafo e interpretar o resto do texto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 7 dias

      RLG: Será refeita ...aguarde

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RLG

      ± 7 dias

      Hoje em dia o ECA obriga a vacinação de crianças contra o sarampo. Quanto a da gripe toma quem quer mas a Lei 13.979 de 06 de 02/ 2020 obriga a vacinação para todos. Esta lei é do atual presidente. é só digitar no Google

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUILHERME LINDROTH

    ± 8 dias

    Das necessárias medidas de isolamento ? Quanto recebeu para repetir tamanha asneira? Se não tivessem insistido no isolamento, provavelmente a pandemia já teria acabado e os estados e municípios não estariam quebrados...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]