Pessoas participam de uma passeata em favor do presidente Jair Bolsonaro e contra o lockdown, em meio ao surto da doença do coronavírus, em Brasília, em 14 de março de 2021. Imagem ilustrativa.| Foto: Sergio Lima / AFP
Ouça este conteúdo

Passados dez anos de guerra civil na Síria, houve quem comparasse o número de mortes no conflito com o de vítimas da Covid-19 no Brasil. Em um primeiro momento, tal paralelo pode soar absurdo ou inadequado, mas definitivamente não é. Visto apenas pela sua superfície, seria uma guerra sectária que, em resumo, colocou de um lado o regime ditatorial de Bashar al-Assad, de outro os extremistas do Estado Islâmico, e de outro rebeldes. Todos lutando entre si. O saldo de mortes é próximo a 389 mil pessoas. No Brasil, o número de mortos pela Covid-19 já beira os 300 mil.

CARREGANDO :)

Ainda falando da guerra na Síria. Além dos atores locais, tiveram um papel importante a Turquia, o Irã e os seus milicianos do Hezbollah, os Estados Unidos e a Rússia. Nada muito diferente dos conflitos naquela região.

Uma das marcas desta guerra foi o deslocamento massivo de população. Uma multidão de 5,6 milhões de refugiados foi espalhada pelo mundo. Parte importante foi alojada na Europa, gerando crises internas e redesenhando não só a relação dos países europeus com as vítimas dos conflitos, mas a própria demografia europeia.

Publicidade

Não quer dizer que tais fluxos não ocorreram antes. As ondas migratórias geradas pela Síria e as instabilidades no Norte da África movimentaram multidões que, diferentemente do passado, parecem não estarem dispostas à assimilação com a sociedades e culturas que as acolhem. Há um problema intrínseco que não tem relação alguma com islamofobia ou qualquer coisa que possa ser considerada preconceito.

Ao replicar a leitura estrita da religião, que inevitavelmente conduz ao radicalismo, e não aceitarem os valores ocidentais de democracia e respeito aos direitos humanos, por exemplo, os refugiados carregam consigo não só os traumas da guerra. Emulam o ambiente de intolerância, conflito e violência de seus países.

E a grande novidade da Guerra Civil da Síria pode ser isto. A exportação do ambiente que deu origem a guerra para além de suas fronteiras. Para a terra dos infiéis, como os extremistas tanto fazem questão de demarcar.

Não há aqui nenhum elemento de intolerância para com quem foi capaz de fugir da barbárie. Mas tolerância não é sinônimo de permissividade (ou pelo menos não deveria). O Ocidente é o paraíso da diversidade. Esta nossa virtude é intragável para os radicais. Eles lutaram contra isso. Mas para vencer usarão o nosso valor como arma, para depois descartá-lo. Pelo menos é o que evidentemente passa pela cabeça de quem pensa que não há no mundo espaço para quem não seja fiel ao que eles pensam que é a única religião.

Pode parecer exagerado. Mas a guerra civil na Síria alcançou a Europa, o território inimigo que virou um campo de combate onde quase ninguém se deu conta do que estava se passando.

Publicidade

Um novo modelo de guerra

O ano de 2019 começou sob a névoa da incerteza. Muita gente dava como certa uma guerra na Venezuela. Sob a batuta do americano Donald Trump, Brasil e Colômbia se uniriam para apear Nicolás Maduro e suas máfias do poder. Pelo menos, esta era a miragem que a oposição venezuelana tinha diante dos olhos.

Parecia simples. Mas faltava a compreensão de que a Venezuela já estava em guerra. Um novo modelo de guerra que envolvia os mesmos atores vistos na Síria. Com a diferença de que no país sul-americano, a batalha se dava em nível absolutamente sofisticado. Se derramasse o caldo como queriam os opositores poderia replicar os horrores da Síria, afundando Brasil e Colômbia em problemas e consolidando a permanência militar de Rússia e Irã na região. Aconteceu o que aconteceu, e a Venezuela seguiu igualmente exportando problemas, mas em baixa e constante intensidade. Centro de operação logística de tráfico de drogas, de lavagem de dinheiro, terrorismo e foco de crise humanitária.

Um cenário que prosperou porque quem pensou em lutar a batalha contra a Venezuela pensou quase sempre de maneira convencional. Talvez entendendo que a Venezuela em si não era o inimigo, apenas o cenário da guerra. Para salvar a Venezuela, os Estados Unidos, a União Europeia e os países do Grupo de Lima, entre os quais está o Brasil, deveria ter estancado as fontes de financiamento. As artérias que movem os interesses financeiros estratégicos de quem mantêm Nicolás Maduro e a Venezuela na situação que conhecemos. A guerra era contra Rússia, Turquia, Irã e a China, que no caso venezuelano se somam trazendo um elemento a mais de complexidade.

E o conceito de guerra, aqui aplicado, não é sinônimo de mísseis, soldados e mortes. Sanções financeiras, embargos, diplomacia lá na outra ponta. Na origem do dinheiro e do suporte para as barbaridades que são cometidas por Maduro e seu regime.

A guerra do Brasil

Chegou a vez de o Brasil entender que também está em guerra. A Covid -19 não é a arma, mas o cenário. O campo de batalha de uma novíssima geração de guerra que não pode ser explicada ou entendida apenas com a vulgarização do termo assimétrico.

Publicidade

As assimetrias que emergem da guerra brasileira ensinam que quando Estados atuam como organizações paraestatais, a combinação das ferramentas produz um poderoso elemento de desestabilização.

Desde a primeira semana de fevereiro, quando a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil superou a 1.000 mortos, ela não parou de subir. Já passou a média de 2.000 óbitos diários e, tudo indica, alcançará os 3.000, em uma curva ascendente que não deverá baixar pelo menos até abril (ou final de).

De um lado a turma que grita Bolsonaro genocida acredita que tudo seria diferente ou melhor se o presidente não estivesse por lá. Há quem pense que se Haddad ou Lula estivessem no poder a pandemia já teria sido domada no Brasil e o país estaria navegando em águas calmas. Coisa que nenhum lugar do mundo conseguiu fazer.

Diametralmente, a base bolsonarista se asfixia. Nega-se dar um passo atrás para ajustar a rota. Entender que erros são naturalmente comuns e aceitáveis em um processo tão dinâmico, inédito e nebuloso como o da pandemia. Nos Estados Unidos, quando Trump percebeu isso e tentou voltar atrás o fez tarde e de forma malfeita. Deu no que deu.

Enquanto existe o debate bizarro sobre o uso de máscara, a ignorância intencional em tratar o tratamento precoce como se fosse sinônimo de preventivo, e os dois lados da contenda esticam a corda, mercenários entram em campo para tirar vantagem a seus clientes. A lista vai desde as malandragens que levaram à anulação das condenações de Lula, a implosão da Lava-Jato até as cartinhas de amor que as autoridades brasileiras se prestam a publicar em favor dos interesses chineses.

Publicidade

A Rússia, a mesma Rússia que atua na guerra da Síria e no conflito Venezuelano, emplaca a sua vacina e pavimenta os seus interesses na região, enquanto espalha pelo mundo o vírus da mentira em campanhas de desinformação contra imunizantes concorrentes.

A China, a mesma China que mantém Nicolás Maduro de pé, opera por meio de sua embaixada em Brasília, um verdadeiro moedor de carnes. Transformaram a própria capacidade de entregar as vacinas e insumos em trunfo. Colocaram a culpa no Governo brasileiro e no Itamaraty. O Brasil virou refém. Foi neste contexto que Pequim conseguiu manter a Huawei no páreo para o 5G no Brasil.

Mas cadê as vacinas?

Elas não vieram porque não existem em quantidade esperada. E não chegaram porque Pequim sabe que se pressionar leva mais. Leva o que quiser. Na fila tem a liberação da compra de terras para estrangeiros e a implosão do governo inteiro.

São as novas modalidades de guerra. E pensando honestamente sob esta ótica, o Brasil é sim a nova Síria. Povo polarizado e morrendo. Potências estrangeiras tirando vantagem do caos. Os escombros já são visíveis. Mas como não são resultados de bombas, não faz lembrar que são sim resultados de uma guerra.

Publicidade

Nesta semana, o gabinete do Diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos divulgou um relatório que diz que assim como em 2016, o governo russo interferiu na eleição do ano passado atacando a reputação do então candidato Joe Biden com o objetivo de ajudar Donald Trump. Segundo o documento, a Rússia teria coordenado uma campanha de desinformação massiva bem-sucedida que contou com o engajamento dos apoiadores de Trump.

O mesmo relatório, indica que o Irã atuou no outro lado. “Minando as expectativas de reeleição de Trump” usando e desinformação para aumentar as divisões internas. Venezuela, Cuba e o Hezbollah também aparecem no documento com tentativas menos eficientes de manipulação.

Não por acaso os mesmíssimos atores que estão metidos nas Guerra Civil da Síria e no conflito Venezuelano, perceberam?

A China também aparece no informe. Diante da divisão de opiniões dentro da comunidade de inteligência dos Estados Unidos chegou-se à conclusão de que a China considerou, mas não moveu esforços de interferência por puro pragmatismo. Não viam vantagem alguma em quem ganhasse a eleição.

Mas parece haver um erro de premissa na avaliação. Erro que se repete desde 2016, quando os Estados Unidos pararam diante da tal intervenção russa nas eleições. E a resposta está no modus operandi chinês. Não importa quem ganha ou quem perde. O objetivo é a implosão da confiança nas instituições e no modelo eleitoral. Não interessa quem é o presidente hoje ou qual será daqui um ano ou quatro, como muito gentilmente alertou um porta-voz da China no meio acadêmico brasileiro.

Publicidade

Rússia, Irã-Hezbollah, China e os soldadinhos de Cuba e Venezuela não estão jogando em lados diferentes. Tampouco tiveram opções eleitorais, como o relatório sugere e o noticiário reverbera. Todos atuam juntos. A eles pouco importa quem ganharia ou ganhou a eleição. O objetivo comum é a destruição institucional.

Depois do sucesso nos Estados Unidos, suspeito que o Brasil se tornou a mais importante frente de batalha.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]