i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

As mensagens da falecida Lava Jato e o Nobel de esculhambação

Depois de atestar a capacidade de nossas autoridades com segurança digital, devemos desculpas coletivas às tias do zap.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 04/02/2021 14:07
As mensagens da falecida Lava Jato e o Nobel de esculhambação
| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Boa parte da culpa sobre confusões e malfeitos no Brasil é depositada sobre as "tias do zap". É o apelido lacrador, machista e gerontofóbico para as mulheres das nossas famílias que descobriram o buraco negro do esgoto da internet via celular e agora passam o dia presas ali. Entre teorias conspiratórias, perseguições organizadas e xingamentos, levam a treta ao grupo da família, infernizam comemorações íntimas e, pior de tudo, não escolhem as companhias. Acabam entregando tudo sobre a própria intimidade e a da família para gente que nem sabem se presta.

Precisamos nos desculpar coletivamente com as tias do zap. Elas são acusadas de inocência desmedida e amadorismo no uso dos meios digitais injustamente. Tenho provas de que usam a tecnologia seguindo os mais altos padrões do topo da cadeia alimentar da inteligência brasileira. O grupo "Filhos de Januário", da Lava Jato, tem mais ou menos o mesmo clima do grupo "Mães pelo Brasil Deus Acima de Tudo", do qual quase toda sogra faz parte.

Dia desses, houve um vazamento de 198 cadastros completos de servidores da ABIN, Agência Brasileira de Inteligência. Como boa parte da função deles depende de sigilo, esses dados são protegidos por lei. Não precisa sair gritando para a Polícia Federal correr imediatamente atrás do hacker porque não teve hacker. Havia uma falha no site do Sinsep-DF, Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal e foi por meio dela que os cadastros ficaram públicos. No Brasil, temos agentes secretos sindicalizados, vejam só. E eles entregam dados sigilosos ao sindicato, que acaba vazando os dados sigilosos sem perceber e só os resguarda após aviso do site Poder 360.

E tem a Vaza Jato, que é a redenção definitiva de todas as tias do zap do país, até daquelas que mandaram dinheiro para vagabundo achando que era para contribuir com manifestação. A grande diferença é que a tia faz o que quiser e, quando faz bobagem, ela é quem paga o preço da escorregada que deu. Quando um integrante da Lava Jato, durante o trabalho na operação, entra num grupo de zap, ele sabe que pode comprometer seu trabalho. Ele até pode pagar um preço, mas o preço maior é pago pela população, nós somos o patrão desse pessoal e quem paga o salário.

Você pode ter raiva do hacker, xingar jornalista, botar apelido e sapatear à vontade, não tem como justificar as trocas de mensagens. Façamos um exercício. Você foi encarregado de uma investigação envolvendo as pessoas mais poderosas de um país no qual jamais um poderoso daquele calibre foi punido por nada. É uma boa ideia ficar entrando em grupo de zap para bater papo e contar vantagem? Pois é, Lava Jato. E que mensagens constrangedoras.

No dia 6 de junho de 2019, eu estava ao vivo com o jornalista Fernando Martins apresentando o programa A Protagonista no YouTube. Precisamente às 17h20 chega a ele uma mensagem do então ministro Sergio Moro, via Telegram.

Não houve resposta. Achamos esquisito, demos risada. Fernando Martins é filho da gloriosa Araraquara, mesma terra do hacker. Pensamos durante muito tempo que se tratava de trote de algum colega, teria entrado no Telegram com o nome Sergio Moro para fazer algum tipo de pegadinha. Nem Fernando nem eu seríamos capazes desse tipo de molecagem mas, acreditem, há quem faça. Nós enviamos o conteúdo das mensagens e relatamos a história ao Ministério da Justiça, mas nunca ninguém nos respondeu. Meses depois, o próprio Sergio Moro citou o episódio na CPMI das Fake News como prova da invasão do celular.

Moro não era o primeiro ministro brasileiro a sofrer com o problema. Eliseu Padilha e Carlos Marun, ministros de Michel Temer, também tiveram celulares invadidos em 2018. Na Vaza Jato havia diversos invadidos, mas sem padrão, era aleatório. Em determinado grupo, alguns eram e outros não. O que os diferenciava? Dupla verificação. Nem isso era usado como reforço de segurança por gente que investigava as pessoas mais poderosas do Brasil. Estão de parabéns.

Depois que foi feita uma investigação, se percebeu que o hacker foi chegando aos contatos aos poucos. Mas ele só tem 0,56% do material completo que hoje está nas mãos do STF, vindo da Operação Spoofing da Polícia Federal, aberta a pedido do próprio ministro Sergio Moro. A Abin não recomenda que autoridades fiquem sassaricando no zap porque isso tem consequências para o país, são pessoas que lidam com informações sensíveis. Nós já pagamos sistemas mais seguros para que eles usem e técnicos para ensinar a usar. Mas como assim vão ficar fora do zap, né?

A pasta onde a Polícia Federal arquiva as mensagens da Operação Spoofing
A pasta onde a Polícia Federal arquiva as mensagens da Operação Spoofing

Contrariando as indicações dos especialistas em inteligência, os mesmos que se sindicalizam e têm os próprios dados vazados, nossas autoridades passam o dia de fofoquinha em redes sociais e grupos de zap e telegram. E contrariam até as próprias plataformas, que recomendam a dupla verificação para evitar invasão na conta. Para quê, né? Se invadirem, vai colocar o quê em risco? Só a Lava Jato, então tudo bem, vamos lá trocar umas confidências no grupo.

A Operação Spoofing, da Polícia Federal, concluiu que houve diversas tentativas de invasão não concretizadas, principalmente entre ministros do STF e STJ. E olha que não falamos de gênios do mundo digital. Se bobear, ali se conta nos dedos quem é realmente capaz de mandar sozinho um email com anexo. Eles não usam os sistemas recomendados pelos nossos bravos agentes de inteligência, mas colocam a dupla verificação. Acabo de checar com o sr. José Carlos, da farmácia aqui de Cotia, e ele disse que também coloca dupla verificação porque recebe pedidos de entrega por aplicativo. Mas o pessoal da Lava Jato achou que tudo bem não colocar.

As atenções obviamente estão sobre mensagens que podem comprometer as investigações. Obviamente quem foi condenado vai insistir nessa tese e tem esse direito. Quem condenou vai defender suas atitudes e as condenações, tem também esse direito. Temos de esperar para saber quem terá razão ao final. O que já sabemos que não tem razão nenhuma de ser é a troca de mensagens em si. Não dá para ficar batendo papo em grupo com dezenas de pessoas e dizer coisas como "o Fux é nosso" enquanto faz uma investigação desse nível. O nível de chinelagem das autoridades políticas é tão grande que, quando alguém tem compostura, desculpamos a irresponsabilidade.

Conversas da Lava Jato
Conversas da Lava Jato

Nós pagamos R$ 30 mil de salário inicial com estabilidade eterna para o Ministério Público em troca de investigação independente e defesa intransigente do direito do cidadão. Esse é o nível de conversa das pessoas que nós colocamos nesse palácio encantado do funcionalismo público. E, francamente, há que se fazer uma escolha. Ou o promotor assume a dianteira na investigação das pessoas mais poderosas do país ou fica em grupinho falando sobre o que disse "o amigo do amigo da minha prima". Não tem o menor cabimento.

Vivemos uma transição do mundo analógico para o digital. Até algum tempo atrás, o mundo analógico dava conta de conter as falhas do digital ou suprir as necessidades que ele não atendia, havia dois sistemas simultâneos aos quais recorríamos. No caso concreto, ainda que tivéssemos celular e SMS, um promotor e um juiz envolvidos numa operação desse calibre jamais deixariam esses dados expostos à praça pública, um risco sempre existente no mundo digital. As mudanças de uso da tecnologia são tão rápidas na nossa vida que eles fazem isso e muita gente faz sem perceber o tamanho do estrago.

Agora mesmo, há um vazamento de todos os dados dos brasileiros. a Serasa nega que saiu de lá, mas são justamente os dados que estão lá. No meu caso particular, o golpista que teve acesso mandou o print da tela da Serasa que não é o atual, é de março do ano passado. Ele não entrou no sistema, obteve um arquivo antigo. Não sabemos ainda a extensão do dano e é o maior vazamento de dados da história. O Ministério Público, tão cauteloso com dados na Lava Jato, ainda não se mexeu. Fora o Procon de São Paulo, ninguém se mexeu. O STF está investigando o vazamento dos dados dos ministros, o MPF bem que poderia pedir para que alguém visse o nosso lado.

A gestão de dados é tão precária que os hackers ficam desesperados. Depois que o site do Ministério da Saúde, fundamental para o enfrentamento da pandemia, foi invadido, um deles resolveu dedicar sua cota de serviço ao Brasil. O hacker invadiu o site do Ministério da Saúde só para deixar por escrito a dica de qual era a falha de segurança a consertar, inclusive com orçamento. Se o Nobel de Esculhambação não vier agora, é marmelada.

Quando um hacker precisa dar lição de moral nos responsáveis pela guarda dos nossos dados digitais, temos de pensar em fazer algo. O universo digital é encantador e também um ambiente em que mais ocorre o efeito Dunning-Kruger. Quanto menos a pessoa sabe, mais ela acha que sabe porque não tem nem ideia da existência daquilo que ignora. Talvez o pessoal da Lava Jato achasse que sabia usar internet, como acham todas as nossas mães, tias e sogras. No entanto, desconfio que, se as tias do zap ganhassem o mesmo salário de juízes e promotores, elas é que seriam as hackers.

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre Souza

    07/02/2021 17:21:11

    Excelente reflexão, Madeleine!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rui Saravi Leite

      07/02/2021 11:43:47

      Excelente e oportuna reportagem. Infelizmente nossos legisladores ainda não se deram conta da gravidade da situação. Estamos todos nús nesta área. E permita-me, só o judiciário acha que comprovante de votação desnecessário. Acordem ....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        claudio lisboa

        07/02/2021 1:15:55

        Relembrando a máxima “o elo mais fraco da segurança cibernética é o usuário”

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          claudio lisboa

          07/02/2021 1:13:33

          Vivemos na “era da indiscrição” em que as pessoas acham que suas conversas em aplicativos de mensagens são seguras. Outro ponto é que as empresas e instituições brasileiras não estão dando a devida importância para a segurança cibernética.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            RejaneMREGO

            06/02/2021 18:41:17

            Bravo, Madeleine! Mais um ótimo texto!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Fernando Carvalho

              06/02/2021 3:13:13

              O analfabetismo digital é um problema sério em nosso país. É necessário "ensinar" noções básicas de segurança digital, especialmente aos servidores públicos. Da "guarda" de senhas anotadas em blocos de notas ao acesso de links maliciosos... Um prato cheio para crackers.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

                05/02/2021 15:58:02

                Dá gosto ler a Madeleine. Sensata, equilibrada, aponta com propriedade as mazelas que nos cercam. Creio que esse pessoal da Lavajato não estava preparado para a repentina fama e para todo o êxito que suas ações tiveram no combate à corrupção, daí esses bate-papos próprios de gente imatura e descuidada. Pior foi agir sem a necessária isenção política.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Renata de Paula Xavier Moro

                  05/02/2021 2:47:12

                  O hackeamento com posterior vazamento foi criminoso e as conversas entre Moro e Dallagnol podem não ter nada de mais, só que isso não muda o fato de que eles foram descuidados e imprudentes, justamente quando investigam gente bandida, perigosa e poderosa. Ainda que não dê em nada (tomara!) Sérgio Moro não seja considerado suspeito (tomara!) e as provas não sejam anuladas (tomara!), o estrago está feito. Deram munição pros inimigos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo

                    05/02/2021 0:12:55

                    Se as mensagens vazadas (e nunca periciadas) são ilegais, elas deveriam simplesmente ser colocadas na lata de lixo da história. Mas em Banânia elas podem servir tanto para ativismo político de ministro do Supremo como para devaneios de jornalista tucana ressentida.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      LUIS CLAUDIO MARANHAO FROUFE

                      05/02/2021 1:39:26

                      Todo o conteúdo apreendido foi periciado!!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • B

                    BOB WILSON

                    04/02/2021 21:43:09

                    É profundamente lamentável que uma ação criminosa (a invasão dos celulares das autoridades ligadas à Operação Lava Jato) que deveria ter pena de prisão perpétua, seja usada para anular condenações de criminosos de altíssima periculosidade e que deveriam estar presos (estão todos soltos). Quem está adorando, claro, são os advogados e juristas garantistas e os bandidos psicopatas que eles defendem. Pobre Brasil, país onde roubar dinheiro público é profissão!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      LUIS CLAUDIO MARANHAO FROUFE

                      05/02/2021 1:43:21

                      Todas as provas cinsefuidas3de forma ilegal só podem ser usadas pela defesa doa acusados. Jamais uma prova conseguida de forma ilícita pode ser usada pela promotoria. Essa é a Lei...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cidadão Brasileiro

                    04/02/2021 21:13:28

                    Bolsonaro é o responsável maior pelo fim da Lava Jato. Indicou Aras para isso mesmo, apagar os holofotes, que foram mantidos ligados para que os crimes de antes ficassem bem visíveis e o grupo no poder desmoronasse (merecidamente), mas que agora já não são mais convenientes para o grupo que angariou a boca enganando redondamente uma parte suficientemente grande do país sobre suas intenções com relação ao combate à corrupção.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • A

                      Alexandre Souza

                      07/02/2021 17:21:50

                      Mortadela...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • S

                    SILVIO MACIEL ROCHA

                    04/02/2021 20:56:50

                    Os crimes de Lula não deixarão de existir por isso. O personagens da lavajato foram realmente omissos e amadores. Os hackers cometeram crime e tem que ser punidos independentemente da falta de cuidados dos agentes. Que pagou e favoreceu o crime de vazamento precisa ser descoberto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Waldemir

                      04/02/2021 20:55:12

                      Tem um monte de mané dando palestras e explico isso e aquilo de uma tal de LGPD Lei geral de proteção de dados, que já entrou em vigor, pelo visto os caras que compram vendem ou fazem cópias desses danos não estão nem aí pra elas né? rsrsrs kkkkkk e hahahaha, nem sei mais com dar risadas !!! rio de todo jeito!!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Antonio Roquette Reis Filho

                        04/02/2021 20:22:48

                        Os **** bandidos desse país tem tudo a seu favor: as leis, os juizes, a mídia e até jornalistas "independentes". Aqueles que deveriam ser tratados como heróis viraram vilões por conta de análises como essa da impoluta e isentona Madeleine. É impossível limpar a **** sem sujar as mãos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marlon Nadal

                          04/02/2021 19:30:51

                          As conversinhas mimimi do desMOROnou e do Deltan em nada diminuem os crimes cometidos pelo Luladrão e pelos demais PTralhas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

                            04/02/2021 17:33:18

                            Primeiro comentário :)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            Fim dos comentários.