i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Extremismo político consegue superar o religioso: agora crianças fazem atentados

Radicais britânicos têm usado versões de games como Roblox e Minecraft como isca para crianças e adolescentes.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 15/02/2021 12:25
Extremismo político consegue superar o religioso: agora crianças fazem atentados
| Foto: Mathieu Lewis-Rolland / AFP

Nos Estados Unidos, o terrorismo islâmico já é visto como parte do passado. São os próprios norte-americanos que assumiram a dianteira neste mercado desde 2017, especificamente aqueles radicalizados politicamente e ligados a grupos de extrema-direita nas redes sociais. Parece surreal, mas em 2019, o FBI identificou as 3 principais teorias conspiratórias partilhadas por autores de atentados: governo global, domínio sionista e rede mundial de intelectuais a favor da pedofilia. A questão não é o assunto, mas o contexto. Os grupos são formados usando técnicas de lavagem cerebral que tendem a radicalizar pessoas quanto mais contato elas tenham.

É um processo complexo para compreender e parece quase fantasioso. No caso brasileiro, o primeiro relato desse contexto escrito por quem acompanhou o processo de radicalização está prestes a ser lançado. Michele Prado, pesquisadora, que se define ideologicamente como direita, publica no mês que vem "Tempestade Ideológica", em pré-venda. Ela relata o passo-a-passo da radicalização de grupos criados inicialmente com boas intenções e em torno de causas nobres. Foi ela, aliás, quem me alertou para o uso dos games na radicalização das crianças, possibilidade que se cogitava há algum tempo entre os desenvolvedores. Eles viam semelhanças nos gatilhos emocionais usados para tornar um game interessante e aqueles dos grupos radicais, a diferença agora é que realmente há fatos.

No Reino Unido, o governo já criou uma Comissão de Combate ao Extremismo e existem serviços de apoio semelhantes ao Alcoólicos Anônimos. Pessoas que já fizeram parte de grupos radicais políticos oferecem apoio aos que começaram a perceber o quanto foram enganados. A preocupação maior é com as crianças. Semana passada foi condenado o mais novo terrorista doméstico, um menino de 13 anos de idade. Os recrutadores usam versões de games como Roblox e Minecraft para chegar às crianças.

Segundo o jornal britânico Guardian, nos últimos 18 meses pelo menos 17 crianças foram presas por envolvimento ativo em redes de terrorismo doméstico. Em Derby, a polícia desmantelou um grupo neonazista que era liderado por um adolescente de 15 anos. Investigando como pessoas tão novas podem se envolver em atividades tão violentas a ponto de montar bombas e fazer atentados, o governo descobriu a nova técnica: videogames.

Os algoritmos utilizados pelas redes sociais já são suficientes para radicalizar até adultos bem formados e com acesso à informação. A manipulação é emocional. Trata-se de dar uma sensação de propósito de vida às pessoas, muitas delas aparentemente de sucesso e com status. Muitas vezes não sabemos as chagas do coração de pessoas próximas de nós mas recrutadores radicais, com o objetivo de chegar ao poder, conseguem essas informações comprando das plataformas de redes sociais. Os games, uma arma ainda mais poderosa, estão sendo utilizados especificamente para radicalizar crianças e adolescentes, de acordo com o governo britânico.

Games muito utilizados até por crianças, como o Roblox, hit entre os menores de 14 anos, viram máquinas de radicalizar. Grupos extremistas criam experiências em que o usuário pode repetir atentados como o de Uttoya, Christchurch ou o assassinato da deputada Jo Cox. Videogames não foram inventados como brinquedos, mas como condicionamento de soldados para a guerra. Se utilizados deliberadamente para radicalizar, são efetivos.

O grupo radical Patriotic Alternative, que mira em adolescentes um pouco mais velhos, utiliza uma versão própria do Call of Duty para promover treinamentos de combate entre seus seguidores. A competição mais recente foi feita logo após a condenação do terrorista de 13 anos, identificado como "The Commander". Ele era o líder do braço britânico de uma organização radical que pregava o colapso social pelo terrorismo. A competição de games após a condenação foi organizada pelo fundador do Patriotic Alternative e só puderam jogar os membros pessoalmente convidados por ele.

O Reino Unido estuda agora qual a combinação de fatores emocionais, psicológicos, sociais e econômicos que deixa adolescentes tão expostos à radicalização. Um ponto pacífico é a falta de propósito na vida cotidiana, confrontada com a oferta de uma missão a cumprir pelo grupo radical. Nesses grupos, as pessoas têm um falso senso de elite, de ter um conhecimento acima dos demais e são convencidas de que têm uma missão a cumprir na defesa de algo importante para todos. O contexto é sempre de uma ameaça, um inimigo que quer suprimir algo importante para o grupo.

O governo do Reino Unido está fazendo uma revisão da legislação para verificar se é ou não capaz de lidar com o novo extremismo, descrito por três características básicas:
1.Que pode incitar e amplificar o ódio, ou se envolver em ódio persistente, ou se equivocar e fazer da violência algo moralmente necessário;
2.Que se baseia em crenças odiosas, hostis ou supremacistas dirigidas a um grupo externo que é percebido como uma ameaça ao bem-estar, sobrevivência ou sucesso de um grupo interno;
3.Que causam, ou podem causar, danos a indivíduos, comunidades ou sociedade em geral.

Há muitos críticos que relacionam a radicalização de crianças e adolescentes à falta de supervisão ou de boa convivência com pais e familiares. Pode haver alguma relação, mas não custa lembrar que outras gerações também têm se radicalizado e encontram muito mais dificuldades em entender a tecnologia do que os adolescentes. O ponto mais importante a ter em mente é que o problema não está nem na tecnologia em si, como os games, nem com o debate de alguns temas, mas com o contexto. A grande pergunta é: qual o vínculo daquele adolescente dá a ele seu grande propósito de vida? Se for com o grupo radical, estamos diante de um problema enorme.

No Brasil e nos Estados Unidos, adultos bem formados têm integrado ou financiado grupos radicais. Felizmente, o fenômeno ainda não chegou às crianças. A raiz, no entanto, é sempre a mesma: qual o grupo ao qual somos vinculados que mais dá sentido às nossas vidas. Pessoas que não se sentem úteis e reconhecidas na família ou no trabalho, mesmo que sejam, agarram-se facilmente a grupos radicais. A diferença dos adolescentes é que nesses grupos adquirem um tipo de poder impossível para eles fora da radicalização.

Adultos têm muito mais possibilidades e formas do que os adolescentes para assumir protagonismo e ter status social. Imagine quando falamos de adolescentes que se sentem sem chances ou sem propósitos. Horrorizar as pessoas liderando movimentos violentos ou de terrorismo dá a adolescentes e jovens adultos frustrados um tipo de poder, exposição, influência e protagonismo que jamais esperaram ter. É por isso que se agarram cada vez mais ao grupo e passam a se convencer de toda e qualquer teoria estapafúrdia dos radicais, porque precisam de um senso de missão.

As missões mais comuns são defender sua cultura de um governo global oculto; defender pessoas brancas da dominância de asiáticos, negros e árabes; defender a masculinidade contra o movimento feminista; defender a cultura local contra o avanço do sionismo; defender a cultura local contra as investidas do islamismo. No serviço de resgate oferecido por ex-integrantes de grupos radicais, as histórias se repetem. Mistura-se uma ponta de verdade com uma teoria que exagera riscos para dizer que eles precisavam cumprir uma missão.

É possível questionar regras transnacionais, respeito à cultura local, exagero de movimentos identitários e formas de integração de imigrantes. Não é isso, no entanto, que fazem os grupos radicais. Eles interditam a discussão e miram nos adolescentes mais frágeis, utilizando elementos da cultura, como videogames, para fazer com que se imaginem soldados com uma missão. Familiaridade é mais importante que verdade para o nosso cérebro. Um game é uma ferramenta excelente de aprendizado, mas pode ser usado também para radicalização.

Outro problema enfrentado no Reino Unido é a utilização de fóruns de games, principalmente no Telegram, para passar instruções práticas de atentados. Como o Roblox e o Minecraft são jogos de construção e muito famosos, os radicais passam instruções para construir bombas reais fingindo que se trata de dica de jogo. Por exemplo, deixam mensagens como "você quer aquela dica de como fazer a bomba do Roblox para a caixa de correio?", só que a instrução é para a vida real. Vários adolescentes já executaram esses planos e passam a ter status nos grupos extremistas.

O grande desafio é como identificar o potencial de radicalização e recuperar essas pessoas. A recuperação, pelas experiências até agora, depende de criar situações que façam a pessoa enxergar sozinha o quanto foi enganada. Duas táticas são fazer procurar trechos do alcorão ou o tal "Decálogo de Lênin", mas trata-se de um processo longo. Já o potencial de radicalização tem 3 indicadores importantes:
- o adolescente crê que sua única alternativa de vida está naquele grupo específico;
- o grupo fornece sempre soluções simples e indiscutíveis para questões muito complexas;
- pessoas de fora do grupo não são respeitadas.

Nunca foi tão necessário dar atenção à saúde mental de adolescentes e adultos jovens, principalmente aqueles que se sentem sem possibilidades de sucesso ou reconhecimento social. Aprendemos historicamente a identificar sinais de radicalização que dependem de aderir a um grupo, ir a lugares, participar de manifestações. Hoje é possível radicalizar um jovem via computador ou celular. Ele sai direto do quarto para a bomba. A única prevenção é chegar neles antes de quem tem sede de poder. A alma humana é faminta por propósito e aceitação. Se um grupo ou família cancelam um jovem, sempre haverá quem o aceite.

26 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 26 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

    ± 2 horas

    Apontar fatos que derrubam uma visão de mundo de heróis e vilões pode aumentar o número de desafetos. Para mentes adolocentes que se rebaixam pelo grupo isso se torna uma ameaça. O mundo deste pode explodir. Para viver fora do mundo dos games eh preciso coragem para encarar a realidade. Acho que vou cvrs com meu filho hj :)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 2 horas

      Nossa! Só agora atentados estão sendo cometidos por crianças e adolescentes radicalizados? Lamento te informar, mas adolescentes/ crianças cometem atentados há décadas, radicalizados pelo Islã e pela esquerda. Oh! O horror! Só agora?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        wilmar scoz

        ± 4 horas

        É uma visão estreita da realidade. É preciso incluir as ideologias radicalistas dos movimento sociais. Dentre eles, O movimento feministas, o movimento dos negros LGBTs. Ou será que a preocupação é com a paz ou para conter os que discordam dos extremistas das ideologias socialistas. O texto defende extremistas do sue agrado e condenas os adversários.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Celso Arruda Salomé

          ± 6 horas

          A colunista só de enganou num ponto. Ao invés de mencionar extrema direita, teria que mencionar no seu lugar a extrema esquerda. Só podia ser antiga assessora do STF e a outras organizações esquerdistas. Tudo de que os comunistas acusam os conservadores é aquilo que eles já fizeram, fazem ou estão planejando fazer.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • F

            Felipe Martinelli

            ± 3 horas

            É serio? Quais atentados foram cometidos pela direita nos EUA? ZERO!! Até a invasão do capitólio foi armação!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Madeleine Lacsko

            ± 6 horas

            Não me enganei. O Reino Unido já foi vítima do terrorismo de extrema-esquerda com o IRA. Nos EUA e Europa, os atuais terroristas domésticos são os de extrema-direita.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          LSB

          ± 6 horas

          Enfim, qdo pessoas como vc - cuja soberba não admite se ver a não ser como o ABSOLUTO/palavra final da ponderação e do “meio termo” - não julgarem a “esquerda” como julgam a “direita”, eu não acredito em redenção para o mundo...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            LSB

            ± 6 horas

            “A alma humana é faminta por propósito e aceitação. Se um grupo ou família cancelam um jovem, sempre haverá quem o aceite.”... isso explica o socialismo/estatismo/progressismo (e demais pautas radicais) do século XX??!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              LSB

              ± 7 horas

              “Nunca foi tão necessário dar atenção à saúde mental de adolescentes e adultos jovens, principalmente aqueles que se sentem sem possibilidades de sucesso ou reconhecimento social.”... sério?!!! Nunca? Acho q se referir ao século passado (em tom lamentação) seria mais honesto intelectualmente...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                LSB

                ± 7 horas

                “Já o potencial de radicalização tem 3 indicadores importantes: - o adolescente crê que sua única alternativa de vida está naquele grupo específico; [SOCIALISMO OU MORTE] - o grupo fornece sempre soluções simples e indiscutíveis para questões muito complexas; [TODO MUNDO É EXPLICÁVEL POR MEIO DA DICOTOMIA ‘EXPLORADO X EXPLORADOR’] - pessoas de fora do grupo não são respeitadas. [NÃO FALAMOS COM ‘FASCISTAS’]”

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LSB

                  ± 7 horas

                  “os radicais passam instruções para construir bombas reais fingindo que se trata de dica de jogo”... no caso do livro do Marighella, a transparência é TOTAL: nada de fingimento, é para matar mesmo!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LSB

                    ± 7 horas

                    “Outro problema enfrentado no Reino Unido é a utilização de fóruns de games, principalmente no Telegram, para passar instruções práticas de atentados”.... Tem o livro do Marighella também para quem prefere ler...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      ± 7 horas

                      “Mistura-se uma ponta de verdade [1]com uma teoria que exagera riscos para dizer que eles precisavam cumprir uma missão [2].”.... Há pobre e injustiças no mundo (1), LOGO tenho que salvar o mundo, acabar com todos os pecados, explorações, injustiças e implantar a ABSOLUTA justiça social (2).

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LSB

                        ± 7 horas

                        “As missões mais comuns são defender sua cultura de um governo global oculto [DA BURGUESIA OPRESSIVA]; defender pessoas brancas da dominância de asiáticos, negros e árabes [MINORIAS DA OPRESSÃO DOS SUPREMACISTAS BRANCOS HETEROS]; defender a masculinidade contra o movimento feminista [AS MULHERES CONTRA O PATRIARCADO/MASCULINIDADE TÓXICA]; defender a cultura local contra o avanço do sionismo [A JUSTIÇA SOCIAL]; defender a cultura local contra as investidas do islamismo [DOS RELIGIOSOS E EXTREMISTAS DE DIREITA].”

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          LSB

                          ± 7 horas

                          “Imagine quando falamos de adolescentes que se sentem sem chances ou sem propósitos. Horrorizar as pessoas liderando movimentos violentos ou de terrorismo dá a adolescentes e jovens adultos frustrados um tipo de poder, exposição, influência e protagonismo que jamais esperaram ter. É por isso que se agarram cada vez mais ao grupo e passam a se convencer de toda e qualquer teoria estapafúrdia dos radicais, porque precisam de um senso de missão.”.... não preciso IMAGINAR, basta olhar a história do sec. XX (ou ter cursado uma universidade pública) para ver o que acontece... (no caso REAL, e não especulado, tratava-se de ideologias de esquerda).

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Alessandro de Paula Alvarenga

                            ± 7 horas

                            Mais um excelente texto, trazendo informação que não se encontra por nenhum outro jornalista.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              ± 7 horas

                              “A grande pergunta é: qual o vínculo daquele adolescente dá a ele seu grande propósito de vida? Se for com o grupo radical, estamos diante de um problema enorme.”..... Só agora é problema?!? Qdo os adolescentes assumiam a “revolução socialista” ou a “construção do novo mundo” como projeto de vida, isso não era problema?!? Mesmo q fossem radicais e legitimassem a violência como meio válido para atingir seus objetivos??

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                LSB

                                ± 7 horas

                                “1.Que pode incitar e amplificar o ódio, ou se envolver em ódio persistente, ou se equivocar e fazer da violência algo moralmente necessário; 2.Que se baseia em crenças odiosas, hostis ou supremacistas dirigidas a um grupo externo que é percebido como uma ameaça ao bem-estar, sobrevivência ou sucesso de um grupo interno; 3.Que causam, ou podem causar, danos a indivíduos, comunidades ou sociedade em geral.”... explique-me qual requisito destes o marxismo ensinado e respeitado nas escolas/universidades não atende...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  LSB

                                  ± 7 horas

                                  “O grupo radical Patriotic Alternative, que mira em adolescentes um pouco mais velhos, utiliza uma versão própria do Call of Duty para promover treinamentos de combate entre seus seguidores”... Já a esquerda prefere o treinamento “in loco” mesmo... o “menino” Dirceu, por exemplo, foi treinado em Cuba...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

                                    ± 7 horas

                                    Vivemos um distópico admirável mundo novo. A realidade está superando a fantasia com muita poeira. Fantástico e medonho!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • M

                                      Madeleine Lacsko

                                      ± 6 horas

                                      Precisamos conhecer essas ferramentas para usá-las na melhoria da humanidade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    LSB

                                    ± 6 horas

                                    “Investigando como pessoas tão novas podem se envolver em atividades tão violentas a ponto de montar bombas e fazer atentados, o governo descobriu a nova técnica: videogames”.... Como pessoas tão novas (segundo grau) se envolveram em atividades terroristas e de subversão na AL em nome do socialismo? Descobrimos: escolas!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      LSB

                                      ± 7 horas

                                      “A manipulação é emocional”... Como adoradores de Che se tornam adoradores de Che?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        LSB

                                        ± 6 horas

                                        “Em Derby, a polícia desmantelou um grupo neonazista que era liderado por um adolescente de 15 anos”... as FARCs, aquela q intelectuais justificaram, passaram pano, etc, USUALMENTE SEQUESTRAVAM CRIANÇAS para torná-las guerrilheiras...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          LSB

                                          ± 7 horas

                                          “Hoje é possível radicalizar um jovem via computador ou celular”... Sério?!?! Hoje até pode ser assim, mas vou te contar uma coisa (já q chegou de marte ontem): SEMPRE foi possível RADICALIZAR um (ou muitos, ou todos) nas escolas/universidades...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LSB

                                            ± 7 horas

                                            Vai kh... AGORA que vc se assusta com radicalização de adolescentes?!! Chegou de Marte ontem?!!! Faz século e meio q a extrema esquerda está criando terroristas tanto nas universidades qto entre “crianças” do ensino médio de 14, 15 anos... qtos senderos luminosos, qtas farcs tivemos nos últimos 100 anos?!! E SÓ AGORA vc fica “arrepiadinha” com a radicalização entre adolescentes?!!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.