• Carregando...
Joy Perine  e Giuliano Hahn, chefs consagrados em Curitiba, farão um jantar especial na próxima sexta-feira, no Armazém Santo Antônio.
Joy Perine e Giuliano Hahn, chefs consagrados em Curitiba, farão um jantar especial na próxima sexta-feira, no Armazém Santo Antônio.| Foto:

Se estava sem programação gastronômica para a próxima sexta-feira (05) ou ainda sem convicção de onde ir, pode contar que já tem um lugar certo: Armazém Santo Antônio.

Não é todo dia que dois chefs de cozinha de respeito se encontram e dividem seus talentos na execução de um cardápio fechado. Nesse dia, Giuliano Hahn e Joy Perine vão estar juntos na cozinha, apresentando o resultado de uma criação coletiva que tem tudo para ser um sucesso de sabores.

Hahn é o anfitrião, sócio e chef do Armazém e um dos melhores cozinheiros em atividade dentre os que eu conheço. Joy é uma das referências da gastronomia curitibana. Desde os primeiros tempos em que trabalhou com o mestre Celso Freire até os quase 12 anos que passou à frente da cozinha do saudoso Zea Maïs (sim, estou entre os tantos viúvos!!), chegando nos dias de hoje ao seu Enjoy Gastronomia e à experiência de brasa do GoodGuys, dois empreendimentos vizinhos no Rebouças.

Os chefs são amigos de longa data. Nunca chegaram a trabalhar juntos, mas compartilham de muitas ideias na cozinha, em especial a valorização dos sabores naturais dos alimentos, uso de técnicas apuradas e cuidado na apresentação. Neste cardápio, colocam esta afinidade em prática, tanto na criação em dupla quanto na apresentação de uma ideia de prato que entra no rol a ser servido.

Na noite do jantar, tudo vai começar com um couvert que traz pães artesanais, feitos no forno à lenha do Armazém, mini legumes grelhados e uma seleção de queijos brasileiros. A partir daí, conta, a escolher, com duas opções de entrada, três de prato principal e mais duas de sobremesa.

Para a entrada, Joy chegou com a ideia do ceviche e de uma sopa, que poderia ser um creme de aspargos. O ceviche foi plenamente aprovado por Hahn, que disse ter na casa alguns ingredientes peruanos (uma das sócias da casa é peruana e o restaurante já chegou até a realizar um evento com menu especial daquele país) e aí ambos chegaram ao resultado final: Duo de Ceviches (o clássico, com peixe branco, e outro com camarões, vieiras, alga Nori, avocado e tamarindo). Para a ideia da sopa, Hahn lembrou ter uma de cebola no menu e aí Joy sugeriu completar com uma fonduta. Ficou assim: Sopa de cebola com fonduta de queijos brasileiros.

Para prato principal, três alternativas. O Lombo de bacalhau com guisado de banana da terra na brasa e gengibre faz parte do menu de forno a lenha do Armazém Santo Antônio, servido das as quintas-feiras (confira aqui). A ideia de utilizar pato acompanhado de ravióli foi da chef e aí, depois de algumas conversas, surgiu o prato: Lascas de confit de pato com shiitake e ravióli de maçã. O mignon, bem, o mignon sempre tem de estar em qualquer cardápio, queridinho que é da média do curitibano. É a margem de segurança de quem talvez não queira ousar muito. Hahn deu a ideia de fazer um curau para acompanhar e Joy a de completar com algum crocante, um ship de parma, por exemplo. E ficou assim: Mignon ao molho roti e curau de milho verde.

As sugestões de sobremesa foram construídas a quatro mãos. Mil-folhas com creme chiffon e matcha (broto do chá verde) com bergamota ou Suflê de queijos brasileiros com sorvete de tijolinho de abóbora.

Preço por pessoa: R$ 185 (incluindo couvert, entrada, prato principal e sobremesa).

<em>O Lombo de bacalhau com guisado de banana está entre os pratos do evento a quatro mãos de sexta-feira. </em>
O Lombo de bacalhau com guisado de banana está entre os pratos do evento a quatro mãos de sexta-feira.

Armazém Santo Antônio

Rua Solimões, 344 – São Francisco

Reservas: (41) 3077-5505

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]