Puela Malum Strong Golden Ale com Jabuticaba, o novo lançamento da Bodebrown em jantar harmonizado no Quintana. (Foto/ Divulgação)| Foto:
CARREGANDO :)

Esse mundo cervejeiro não tem limites. Acabo de publicar aqui sobre a cerveja de moqueca, criada para harmonizar com os pratos baianos à base de dendê e já chega um novo anúncio: lançamento da cerveja Puela Malum Strong Golden Ale com Jabuticaba. A receita foi desenvolvida de forma colaborativa pelo cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, com o sommelier de cervejas Fabricio Thomaz e a chef Gabriela Vilar de Carvalho, ambos do Restaurante Quintana Gastronomia.

Houve uma primeira apresentação da nova cerveja em agosto. Claro, no próprio Quintana. E tamanho foi o sucesso, que, na próxima quinta-feira (19 – aliás, um dia agitadíssimo de lançamentos e eventos na área gastronômica), haverá um novo agito, com um jantar harmonizado marcado para acontecer a partir das 19h30.

Publicidade

O menu do jantar é exclusivo, com pratos elaborados especialmente para a harmonização. Começa com Salada de frutas, grãos e ervas, nêspera, pêssego, damasco, ameixa, ervilha, feijão azuki, guandu e ervas da horta embebidos em azeite extra virgem e vinagre artesanal de morangos orgânicos, já que trabalhar com grãos é uma das principais assinaturas de Gabriela Carvalho e seu pessoal.

Como prato principal, Carbonade Flamande, prato de origem belga com cubos de alcatra cozidos em uma das boas cervejas daquele país. Foi a inspiração para a harmonização. Aqui, os cubos são caramelizados com cebola, bacon de Porco Moura (o legítimo porco brasileiro, que está sendo criado no interior do Paraná e do Rio Grande do Sul), peras e a Puela Malum, que é uma cerveja de linha belga – daí a inspiração da sempre inspirada chef. Para acompanhar, pão medieval com especiarias e mostarda nobre.

Como sobremesa, Torta de queijo e doce de leite cremoso, acompanhado de rica calda de hibisco e iogurte de kefir. O kefir é criado/cultivado pelo própria chef, em seu restaurante e a cada dia os bichinhos fornecem uma razoável quantidade do mais puro iogurte.

O evento é finalizado com uma dose de licor de jabuticaba produzido por Samuel Cavalcanti.

A cerveja

Publicidade

E por que Puela Malum? Cavalcanti explica ser uma homenagem à chef Gabriela Vilar de Carvalho. A expressão “puella malum”, em latim, significa “menina malvada” e ele quis fazer uma referência à abelha rainha, que cuida de sua colmeia. E também, aí sem ser malvada, à própria chef, que tem, no quintal de seu restaurante, dezenas de colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, das quais extrai o mel que utiliza em suas receitas.

Como eu citei acima, a Puela Malum segue a linhagem belga, com um grau alcoólico de 9,7%, contando com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica, equilibradas com notas florais e frutadas, como a de pera. A receita inclui três leveduras belgas distintas, que realçam estas notas.

A Puela Malum é a segunda criação da série Bière de Table, que marca a parceria da Bodebrown com chefs renomados para elaboração de cervejas gastronômicas. A primeira das crias foi a La Grisette Supérieur (há exatamente um ano, confira a publicação aqui no blog), colaboração de Samuel Cavalcanti com a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro Casa de Comidas.

O menu traz entrada, principal e sobremesa, com uma garrafa da cerveja, a R$ 110 por pessoa (taxa de serviço inclusa). Os ingressos estão à venda no site da Bodebrown: https://loja.bodebrown.com.br/biere-de-table.

Publicidade

Quintana Gastronomia

Avenida do Batel, 1440 – Batel

Fone: (41) 3078-8944

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Publicidade

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br