• Carregando...
A uva branca Fiano foi plantada recentemente pela Vinícola Legado e originou o vinho Sfizio Fiano All’antica 2018. (Fotos/ Divulgação)
A uva branca Fiano foi plantada recentemente pela Vinícola Legado e originou o vinho Sfizio Fiano All’antica 2018. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Fiquei intrigado quando provei pela primeira vez. Foi num pequeno restaurante na pequena cidade de Torre Annunziata (La Rampa Del Porto o nome, com vista pro mar de um lado e pro Vesúvio do outro) no curto percurso entre Nápoles e Pompéia. Entre os vinhos brancos disponíveis havia um Fiano. Certo que na Itália há inúmeras uvas que fogem ao nosso repertório de todos os dias, mas a experiência com a Fiano, confesso, foi bem interessante.

É uma uva bem ali da região, da Campânia (igualmente conhecida como Fiano di Avelino é encontrada também na Sicília), que produz vinhos de bom peso, notas de flores e especiarias e que, não sendo fermentados longevos, com algumas poucas exceções, devem ser consumidos jovens.

Degustamos, aprovamos e seguimos em frente, imaginando quando seria a próxima oportunidade de provar vinho feito com tal uva. Jamais imaginaria ser possível aqui mesmo, no Brasil. Mais ainda, em Curitiba.

Pois aconteceu tempos atrás, em 2015, quando os cozinheiros Welton Prado e Ivan Lopes se reuniram para compor um cardápio de jantar harmonizado a ser servido no Bistrô Grappolo Vinho (já não existe mais). Para harmonizar, o sommelier Wagner Gabardo decidiu apresentar somente vinhos produzidos aqui por perto, da Região Metropolitana de Curitiba. E dentre eles havia um Fiano, para harmonizar com um prato de Pirarucu. Fiano em Curitiba, veja só! Era a primeira safra do vinho Sfizio Fiano, da Vinícola Legado, de Campo Largo. Ainda meio imaturo, faltando um toque de maior personalidade e sabor, mas já deu para perceber que poderia vir coisa boa pela frente.

E veio. Dias atrás a vinícola reuniu um grupo de pessoas para apresentar o novo Sfizio Fiano All’antica 2018, em uma degustação com vários itens do renovado cardápio do Bee.O (que tem muitas novidades para contar, a começar pela contratação do chef Régis Shigmematsu, em Aizu).

<em>O vinho Sfizio Fiano All’antica 2018, feito com a uva Fiano, lançado pela Vinícola Legado.</em>
O vinho Sfizio Fiano All’antica 2018, feito com a uva Fiano, lançado pela Vinícola Legado.

Que diferença! Para melhor, para muito melhor. Ganhou mais presença, uma bela cor dourada, com um aroma expressivo, entre mel e frutas cítricas e marcando o seu característico toque de especiarias que já me tinha vindo desde aquela primeira vez, lá na Campania. Mostrou-se um vinho muito bem estruturado, com taninos agradáveis e um resultado final muito equilibrado.

Interessante destacar que o vinhedo de Fiano – como todos os demais da Legado, ao contrário de outras vinícolas daqui, que importam uvas de outros pontos do país – é próprio, plantado na propriedade, a 1.040 metros de altitude, em sistema de espaldeira e colheita manual, com seleção de cachos em caixas.

O detalhe desse vinho de 2018 para o anterior é a maceração com as cascas por dez dias (e daí vem a denominação All’Antica, que em italiano quer dizer à moda antiga, resgatando o método original de produção de vinhos a partir dessa uva, pois vinho branco era feito de maneira semelhante ao vinho tinto, em que o mosto da uva era fermentado em maceração com as cascas) e posterior para fermentação em inox com temperaturas controladas e permanência sur-lie -  termo francês que significa “sobre as borras” e trata-se de uma técnica de amadurecimento muito utilizada em espumantes e vinhos brancos e que também pode ser explorada nos tintos.

A produção foi limitada em 1.380 garrafas nesse único lote e resultou num vinho agradável, encorpado e longevo, com bons predicados para harmonizar com peixes, frutos do mar, aves com tempero delicado, ervas e também cozinha asiática, como os pratos de Shiguematsu puderam comprovar.

A Vinícola Legado é a única do Brasil que produz um vinho varietal da uva Fiano. O Sfizio Fiano All'Antica pode ser encontrado para venda a R$ 52 na loja da vinícola, que fica na Rodovia Raul Azevedo de Macedo, 5800, Campo Largo. É a estrada para a Estância Ouro Fino e vale o passeio. Também pode ser comprado online (www.vinicolalegado.com.br). Está entrando no portfólio da Bee.O, com o preço de venda estabelecido em R$ 89,60.

Um belo vinho, uma agradável surpresa a reforçar a corrente de crescimento da produção das vinícolas situadas no entorno de Curitiba.

Paixão pelos vinhos

A Vinícola Legado iniciou suas atividades em 1998, quando os proprietários da área receberam de presente 200 pés de uvas Cabernet Sauvignon. O bom resultado obtido com essa experiência motivou a introdução de novas variedades que tivessem potencial para se desenvolver no terroir paranaense.

Hoje a Vinícola planta cinco variedades viníferas - Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Fiano di Avelino e Viognier.

Eleita Vinícola Revelação na Vini Bra Expo 2017, desde então acumula prêmios em concursos nacionais e internacionais.

Na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2019, uma das mais tradicionais provas de vinhos nacionais, o espumante Flair Brut 2016 e os vinhos Sfizio Viognier 2018, o Sfizio Rosé 2018 e o Sapienza Rosé 2018 ganharam medalha de ouro.

Vinícola Legado

Rodovia Raul Azevedo de Macedo, km 7, nº 5800 - Campo Largo

Fone: (41) 3131-3211

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]