Manu Buffara integra o júri do prêmio Basque Culinary World| Foto:
Ouça este conteúdo

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Basque Culinary World Prize (BCWP). O prêmio foi criado pelo Centro Culinário Basco e pelo Governo do País Basco para escolher chefs que estejam a frente de iniciativas que tenham uma impacto positivo na sociedade. Todos os anos, eles premiam com €100.000 o chef que melhor expressa o poder transformador da gastronomia.

CARREGANDO :)

São candidatos ao prêmio chefs de qualquer nacionalidade, quer por trabalhos desenvolvidos ao longo da carreira, quer por iniciativas específicas em áreas como inovação, saúde, nutrição, educação, ambiente e desenvolvimento social. O prêmio é para o chef não para um projeto. O vencedor tem a liberdade de escolher como serão aplicados os recursos.

Júri

Publicidade

O júri é formado por alguns dos chefs mais influentes do mundo, membros do Conselho Internacional do Basque Culinary Center, presidido por Joan Roca (Espanha) e com membros como Massimo Bottura (Itália), Michel Bras (França), Dominique Crenn (França / EUA), Enrique Olvera (México), Dan Barber (Estados Unidos), Yoshihiro Narisawa (Japão), Gastón Acurio (Peru), Andoni Luis Aduriz (País Basco), Manoella Buffara (Brasil - foto), Trine Hahnemann (Dinamarca) , Mauro Colagreco (França), entre outros.

Em sua 6ª edição, e já tendo destacado ações da gastronomia para combater os efeitos devastadores da pandemia de 2020, continua a defender a força transformadora da gastronomia com histórias inspiradoras de chefs.

Premiação

O período de indicação termina em 31 de maio de 202. As inscrições estão abertas e podem ser feitas on-line no site do Basque Culinary, onde estão todas as informações relacionadas ao prêmio. O vencedor será anunciado em julho e se a situação permitir uma cerimônia será realizada em novembro ainda sem local definido. Em 2020, a festa foi apenas on-line.

Ganhadores

Publicidade

Em 2020, José Andrés, dono de uma cadeia de restaurantes nos Estados Unidos, foi reconhecido pelo trabalho voluntário formando uma rede de cozinhas solidárias para o fornecimento de alimentos em regiões de situação de emergência, que continuou na pandemia.

Os outros premiados foram: Maria Fernanda Di Giacobbe (Venezuela/2016); Leonor Espinosa (Colômbia/2017); Jock Zonfrillo (Austrália/2018); Anthony Myint (EUA/2019).

O que: Basque Culinary World Prize

Inscrições: www.basqueculinaryworldprize

Quando: até 31 de maio de 2021

Publicidade

Instagram: @bculinarywp