Blog / 

    Rodrigo Constantino

    Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

  • Resenhas

    Os intelectuais fascistas de Mussolini

    Falar em “fascismo” hoje em dia é complicado, pois tudo que não é socialismo virou fascismo na boca dos socialistas. Como Churchill alertara, “os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”, e o futuro chegou. Além disso, qualquer grupo violento, agressivo, como até mesmo uma torcida organizada de futebol, é chamado de “fascista”….

  • Artigos, Resenhas

    Oikofilia: o amor pelo lar

    Não são poucos os poemas e as músicas que falam do sentimento de pertencer a um lar, ou da saudade de casa. A busca por essa sensação de familiaridade, conforto e segurança, existentes somente quando estamos em “casa”, parece ser algo atávico a nós, seres humanos. Se exagerado, pode levar a um tribalismo perigoso, a…

  • Artigos, Resenhas

    Washington, o pai da América

    O mundo ocidental moderno carece de grandes lideranças e estadistas. E, como celebramos há poucas semanas o “President’s Day” aqui nos Estados Unidos, nada como resgatar um pouco da biografia daquele que foi o maior estadista de todos, o “pai fundador” da América, homenageado nesta data: George Washington. Tomarei como base a biografia escrita pelo…

  • Resenhas

    Cuidado com a busca pela felicidade

    A ideia de que a coisa mais importante do mundo é a busca pela felicidade está tão enraizada na era moderna que faz parte até da Declaração de Independência da América, como um direito inalienável. Muito justo, mas surge a questão: e quando “ser feliz” deixa de ser um direito e se transforma basicamente num…

  • Resenhas

    Papo de adulto – resenha do novo livro de Jordan Peterson

    O psicólogo canadense Jordan Peterson alcançou fama internacional após uma entrevista na televisão britânica em que, hostilizado por uma militante feminista disfarçada de entrevistadora, conseguiu manter a calma, o foco nos argumentos, e expôs o viés ideológico e os preconceitos daquela que tentava colar no entrevistado a imagem de conservador preconceituoso machista. O motivo da…

  • Resenhas

    Cultura do estupro ou histeria?

    Vivemos em tempos estranhos, de muita afetação e histeria, na era do vitimismo em que o homem branco parece ter se transformado no grande vilão da humanidade. Entre os movimentos atrelados a esse Zeitgeist, o feminismo radical é o que mais cresce e ameaça os pilares de nossa civilização. Ao levar o conceito marxista de luta…

  • Artigos, Resenhas

    A sedução de Siracusa

    Por que tantos intelectuais apoiaram e de certa forma viabilizaram regimes totalitários terríveis como o nazismo e o comunismo? O que leva um pensador a defender movimentos de “libertação nacional” que imediatamente se transformam em tiranias opressoras, levando miséria e sangue a seus povos? Por que esses mesmos intelectuais desprezam as democracias liberais, apresentadas como…

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito