Após a compra pela Ford, a Argo começou a realizar testes de carro autônomo com o Fusion.| Foto: Argo AI / Divulgação

A aliança global do Volkswagen Group com a Ford Motor Company, anunciada em janeiro passado, já começa a render frutos. A marca alemã planeja investir US$ 1,7 bilhão (R$ 6,3 bilhões, na conversão atual) para o desenvolvimento de carros autônomos da fabricante norte-americana, informou o Wall Street Journal.

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O aporte se daria por meio de uma joint venture com a Argo AI, startup da Ford especializada em inteligência artificial, fundada em 2016 em Pittsburgh (EUA) por dois engenheiros, um da Google e outro do Uber

As duas empresas teriam participação igualitária na Argo. A VW investiria inicialmente US$ 600 milhões (R$ 2,2 bilhões) e outros US$ 1,1 bilhão (R$ 4,1 bilhões) ao logo do tempo como capital de giro para pesquisa e desenvolvimento. A Ford, por sua vez, já aplicou US$ 1 bilhão (R$ 3,7 bilhão) na aquisição da companhia.

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As montadoras já informaram anteriormente que as discussões entre elas convergiam para que a Ford licenciasse a arquitetura modular de carros elétricos da VW.

É cada vez mais comum a indústria automobilística recorrer a alianças com outras marcas do setor e até mesmo com empresas especializadas para investir em carros elétricos e autônomos.

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A própria Volkswagen mantém um relacionamento nesta área com a Apple e, segundo informações de bastidores, estaria em avançado estágio de desenvolvimento de vans customizadas. A saber se esta proximidade com a Argo poderia afetar os negócios entre a montador alemã e a gigante norte-americana da tecnologia.

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Audi, subsidiária do Grupo VW, conta com uma startup de tecnologia automotiva autônoma chamada Autonomous Intelligent Driving (Condução Inteligente Autônoma).

Já a Honda informou no ano passado que injetaria US$ 2,75 bilhões (R$ 10,2 bilhões) na Cruise Automation, subsidiária autônoma da General Motors.

O primeiro passo da cooperação envolvendo negócios de VWFord será dado com a produção de veículos comerciais leves, como vans utilitárias e picapes médias, em alguns mercados globais, que não incluem os EUA. 

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À Ford caberia o desenvolvimento de uma picape média para as duas marcas, além de vans comercias grandes. A nova geração geração da Ranger, por exemplo, fará surgir a nova Amarok, com produção na Argentina. 

Volks, por sua vez, desenvolverá e produzirá uma van urbana. Os primeiros modelos da aliança chegarão ao mercado a partir de 2022.

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