i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Acordes Locais

2012 começa com os melhores de 2011

  • PorLuiz Claudio Oliveira – luizs@gazetadopovo.com.br
  • 31/01/2012 21:03
A ruído/mm foi campeã de votos nas categorias melhor show e melhor disco | Mariana Zarpellon/Divulgação
A ruído/mm foi campeã de votos nas categorias melhor show e melhor disco| Foto: Mariana Zarpellon/Divulgação

O Schettino (ou "Scretino") não voltou à bordo, a Luiza já voltou do Canadá e nós retomamos aqui nossa conversa sobre a música do Paraná. Onde havíamos parado, mesmo? Ah, sim, antes da interrupção, tentávamos descobrir quais foram os melhores de 2011 na música local. Pois teve muita gente mandando mensagens e e-mails e, além disso, o Blog Defenestrando já divulgou toda a relação de vencedores do Prêmio Defenestrando 2011, votação realizada com pessoas convidadas.

O grande destaque da premiação foi a banda ruído/mm (lê-se ruído por milímetro e escreve-se com minúsculas mesmo), que ganhou como melhor show, teve duas músicas eleitas como melhores do ano e ainda ganhou o disco do ano. A Banda Mais Bonita da Cidade também não poderia ficar de fora com a sua "Oração", que venceu como melhor música e melhor clipe do ano. ABMBC também fez o segundo melhor show.

Os vencedores nas quatrocategorias são:

Lançamento

1 – Introdução à Cortina do Sótão, do ruído/mm. Mais um petardo musical da banda que faz um rock instrumental cheio de referências e que manteve a qualidade mesmo com mudança de componentes.

2 – Mordida. Primeiro álbum completo da banda homônima que já havia lançado seis EPs. Qualidade técnica, irreverência e poesia em boa medida.

3 – A Banda Mais Bonita da Cidade. Disco de estreia da banda que conquistou o YouTube com a canção "Oração". Todo produzido no sistema de crowdfunding, em que os próprios fãs financiam o projeto.

4 – Crocodilla. Disco de estreia do grupo que conseguiu o direito de produzi-lo sob os cuidados de André Abujamra após vencer o Kaiser Sound Festival de 2010.

5 – Humanish. Mais uma estreia em disco que leva o nome da banda, com ex-integrantes da Terminal Guadalupe, mas que não guarda mais parentesco com o antigo grupo. O álbum foi produzido por Carlos Trilha.

Música do Ano

1 – "Oração". Canção de Léo Fressato que causou furor no YouTube com o videoclipe produzido pela trupe da Banda Mais Bonita da Cidade.

2 – Três músicas empatadas em segundo lugar: "Maria Lúcia Estava em Chamas", de Rodrigo Lemos, com a banda Lemoskine; e mais duas do ruído/mm: "O Prestidigitador" e "Zarabatana".

5 – Outras três em empate no quinto lugar: "Vou de Bike", do Real Coletivo Dub; "Domingo", versão de Alexandre Nero para texto de Domingos de Oliveira; e "Canção pra Não Voltar", interpretação da Banda Mais Bonita da Cidade para música de Léo Fressato.

Melhor Show

1 – ruído/mm

2 – A Banda Mais Bonita da Cidade

3 – Klezmorin

4 – O Lendário Chucrobillyman

5 – Banda Gentileza

Melhor Clipe

1 – "Oração", da A Banda Mais Bonita da Cidade.

2 – "Alice", da Lemoskine.

3 – "Esquece", da Uh La La!.

4 – "Boa Noite", de Karol Conká.

5 – "Descontrolada", do Sabonetes.

Motivado pela eleição defenestranda, convidei os leitores para darem suas opiniões, de uma maneira mais informal. E entre eles, os mais citados foram a banda Match, com o clipe "Planos" e o Trio Quintina, com o DVD Cyrk. Mas também foram lembrados A Banda Mais Bonita da Cidade, Charme Chulo, Hélio Brandão, Humanish, Jô Nunes, Lemoskine, Luiz Felipe Leprevost, Mário Conde, MC Cabes, Murillo da Rós, Na Tocaia, Nuvens, Pão de Hamburguer, Supertônica e Troy Rossilho.

Parabéns a todos pelo bom trabalho em 2011 e vamos manter o bom nível neste 2012.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.