A alavancagem consiste em obter crédito com inteligência, permitindo que você lucre e cresça mais do que conseguiria sem o crédito.| Foto: Shutterstock
  • Por BRDE
  • 23/07/2021 18:23
Ouça este conteúdo

As ideias dos empreendedores são o alicerce de qualquer negócio. Porém, como escreveu Platão, "tudo é perfeito e eterno no mundo das ideias". Por isso, para que sua empresa efetivamente cresça, também é essencial colocar os planos em prática.

A questão é que muitas ideias precisam de investimentos para acontecer — e a maioria das pequenas e médias empresas têm dificuldade para levantar esse capital. Dessa forma, esses empreendedores acabam caminhando a passos curtos rumo a seus objetivos.

Qualquer passo na direção certa é importante. Mas existem formas de acelerar — ou, melhor, alavancar — essa jornada de crescimento da empresa. Essa é a ideia da alavancagem, que pode ser definida como a contração de dívidas de forma inteligente.

Leia mais conteúdos do BRDE para empresas na Gazeta do Povo

Alavancagem dá impulso para o crescimento

O superintendente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) no Paraná, Paulo Starke, explica que o conceito de alavancagem está diretamente ligado à TIR, a Taxa Interna de Retorno em um investimento.

Essa porcentagem indica se um determinado investimento tem chances de dar lucro ou não, comparando as despesas com o lucro que esse investimento pode trazer. Segundo Starke, se as taxas de juros estão menores que a TIR, pode ser mais interessante obter financiamentos para viabilizar o projeto, mesmo que exista capital próprio. Essa obtenção de crédito de forma estratégica é a alavancagem.

"Alavancagem é quando você faz dívidas com inteligência, para ganhar mais do que ganharia sem a dívida”, resume o superintendente do BRDE.

Pensou em investimentos, pensou em BRDE. Entre em contato e conheça as opções.

As decisões sobre concessão de crédito no BRDE são sempre tomadas em colegiado, analisando fatores como o fluxo de caixa das empresas e o índice de cobertura da dívida. | Foto: Shutterstock

Alavancagem no momento e do tamanho certos

Como todo investimento, a alavancagem também possui alguns riscos. Afinal, as taxas de retorno são estimadas. Se elas não se concretizarem, por qualquer motivo inerente aos riscos do negócio, o fluxo de caixa será menor que o esperado e o empresário pode ter dificuldade para honrar os compromissos assumidos, explica Starke.

Por isso, o superintendente pondera que o empreendedor deve fazer as contas com cuidado para obter crédito e contrair dívidas com responsabilidade. Desse modo, os riscos se tornam mais equilibrados e a chance de alavancagem financeira — isto é, lucrar mais sobre o capital próprio — é maior.

Além disso, o crédito em longo prazo permite que sua empresa cresça mais e mais rápido do que seria capaz apenas com investimentos próprios. Mais do que o conceito de alavancagem financeira, um investimento pode alavancar o crescimento da empresa em todos os sentidos.

O desenvolvimento de negócios na região sul, com inovação e sustentabilidade, é o que guia a política de investimentos do BRDE. Com mais de 36 mil clientes ativos, o banco investiu em torno de 1 bilhão ao ano em projetos, na última década.

Siga @brdeoficial nas redes sociais para receber dicas e ficar por dentro das novidades