Informar-se sobre a boa estrutura da clínica ou hospital é um dos pontos que ajuda a perder o medo de cirurgia
Imagem ilustrativa.| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 16/11/2023 16:18

É normal sentir ansiedade, insegurança, vulnerabilidade e imaginar diferentes desfechos negativos antes de uma operação, mesmo sabendo que, em alguns casos, ela é fundamental para tratar alguma doença.

Se você precisa passar por um procedimento cirúrgico, mas encontra diferentes motivos para adiar, este conteúdo vai ajudar a mudar isso. Não se preocupe porque medo de cirurgia é uma sensação compartilhada por outras pessoas e é solucionável.

Tipos de cirurgia

Há diferentes razões que fazem com que um médico indique a cirurgia, desde um procedimento estético até operações de urgência e emergência:

Cirurgia eletiva

Este procedimento é programado. O médico combina o horário e dia para realizar, de acordo com a disponibilidade do centro cirúrgico e programação do paciente. Exemplos: cirurgias plásticas não reparadoras, como mamoplastia e rinoplastia, ou retiradas de pedras nos rins e vesícula.

Cirurgia de emergência

Este tipo de cirurgia é realizado em emergências, como acidentes de trânsito ou ferimentos por arma de fogo, por exemplo. Se não for feito rapidamente, representa risco de lesão permanente, perda de órgão ou morte.

Cirurgia de urgência

Cirurgias que devem acontecer no período de 24 a 48h, pois requerem muita atenção. O atendimento deve ser rápido, mas não imediato como a emergência. Exemplos: luxação, fratura e apêndice inflamado.

Como enfrentar o medo de cirurgia?

Reunimos algumas dicas importantes para que você enfrente o medo, ansiedade e pensamentos negativos.

Escolha profissionais e hospital de confiança

Em alguns casos, o medo de operar pode ter a ver com a falta de segurança no médico, em sua equipe ou no centro cirúrgico onde o procedimento será realizado. Por isso, é fundamental escolher um hospital com alta credibilidade, com profissionais competentes, experientes e capacitados, com os quais você construa uma relação médico-paciente de confiança.

Se não for possível estabelecer essa relação, informe-se sobre o profissional, sua reputação no mercado, pesquise sobre a capacitação dele e tente conversar com outros pacientes. O médico atuar em um hospital de referência é um forte indício da sua alta qualificação.

Esclareça suas dúvidas e faça todas as perguntas ao médico

Não guarde dúvidas com você. Durante as consultas com seu médico, aproveite para esclarecer tudo o que deseja saber sobre o pré-operatório, anestesia, cirurgia, pós-operatório, medicamentos, cuidados necessários, dentre outras questões relevantes. O conhecimento sobre a cirurgia ajuda a enfrentar a ansiedade e a insegurança.

Dê atenção às histórias positivas

Se você é uma pessoa ansiosa, busque saber de histórias felizes e relatos bem-sucedidos sobre o seu tipo de cirurgia.

Avalie a estrutura do hospital ou clínica

Esta é uma boa maneira de sentir segurança antes de uma cirurgia. Além de confiar na equipe médica, é importante sentir o mesmo pelo hospital ou clínica onde o procedimento acontecerá. Informe-se sobre a estrutura, equipamentos e tecnologia empregada e protocolos de segurança.

Faça sua cirurgia com quem é referência

A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é referência em pesquisas e estudos de medicina. Com mais de 140 anos de história, o hospital tem a humanização, tecnologia e inovação marcados no seu DNA.

Anualmente, a Santa Casa realiza 430 mil consultas, 6 mil cirurgias (entre particulares, plano de saúde e SUS) e 10 mil internações. O hospital é referência em procedimentos como transplante de rim, nefrologia (26 cadeiras que possibilitam 468 hemodiálises por mês), cardiologia, cirurgia bariátrica e transplante de córnea.

Uma das estruturas mais completas de Curitiba e região

O Complexo Hospitalar e Ambulatorial da Santa Casa de Curitiba tem estrutura para atender casos de média e alta complexidade, instalado em uma área de 17,5 mil m², com 391 leitos para os pacientes.

A estrutura do hospital conta com centros cirúrgicos, unidades de internação, UTIs e unidade de pronto-atendimento, onde se encontra uma área exclusiva para os seguintes atendimentos:

  • Ambulatório;
  • Alto risco;
  • Cardiológicos;
  • Centro de imagem;
  • Hemodiálise;
  • Hemodinâmica

Além disso, conta com uma equipe capacitada formada por 632 médicos e 2.102 colaboradores diretos, que trabalham para oferecer à população serviços e atendimentos humanizados de excelência em saúde.

Clique aqui e conheça todas os procedimentos realizados pela Santa Casa de Curitiba.