Ônibus de Curitiba poderão ter passagem mais barata fora do horário de pico.| Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Tarifa mais baixa fora do horário de pico e implantação de um sistema por demanda – uma espécie de Uber de coletivos – são duas das propostas encaminhadas pela prefeitura à Câmara de Vereadores para tentar incentivar o uso de ônibus em Curitiba.

CARREGANDO :)

Em 2018, o transporte coletivo de Curitiba fechou com queda de 2,9 milhões de passageiros em relação a 2017, com um total de 176,7 milhões de passageiros, de acordo com dados do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).

O texto que foi para avaliação dos vereadores em junho não traz o valor alternativo da passagem, que ainda está sendo estudado. Entretanto, os horários em que o valor diminuiria seriam das 8h30 às 11h, das 14h às 17h e das 20h até o fim do serviço, justamente fora do horário de pico. A passagem mais barata seria adotada apenas nos dias de semana. As linhas madrugueiras também não seriam englobadas, já que possuem demanda muito específica.

Publicidade

Já em relação ao transporte sob demanda, o passageiro solicitaria o ônibus por um aplicativo e a tarifa também poderia variar. Neste caso, o ônibus já teria o itinerário definido. O ponto de embarque seria indicado pelo aplicativo conforme a distância do passageiro para o ônibus mais perto.  “Na medida em que verifiquemos que existe alguma demanda que não seja o suficiente, podemos estipular uma linha por demanda naquela região”, explica Maia Neto.

O modelo já existe em algumas cidades do Brasil, como Goiânia (GO) e São Bernardo do Campo (SP). Nesses municípios, porém, a iniciativa partiu da iniciativa privada. O passageiro informa a origem e o destino, vai até um ponto determinado pelo aplicativo que entre na rota do veículo e apresenta um QR Code para conseguir embarcar.

A Urbs ainda não tem informações detalhadas de como seria o transporte por demanda em Curitiba. Em nota, a empresa afirma que a ideia ainda depende de autorização para ser testado. Assim, somente quando o modelo for testado poderá ser feito um mapeamento de quais linhas farão parte do projeto, bem como valores e também como o passageiro irá se deslocar.

Outros projetos

Além da passagem mais barata fora do horário de pico e do transporte por demanda, a Urbs também estuda implantar mais faixas exclusivas para ônibus e a criação de novas linhas.

“Queremos trazer mais passageiros para o transporte coletivo de Curitiba, porque quanto mais usuários, mais barata fica a tarifa”, enfatiza o presidente da Urbs.

Publicidade

Os projetos se somam a outras ideias já aprovadas que serão postas em prática em breve, como a bilhetagem eletrônica e o carregamento do cartão transporte via aplicativo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]