Bueiro transbordou esgoto no cruzamento da Alameda Princesa Izabel com a Rua Alferes Ângelo Sampaio.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Um vazamento de esgoto no cruzamento da Alameda Princesa Izabel com a Rua Alferes Ângelo Sampaio, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, tem incomodado moradores e comerciantes da região. O mau cheiro, reforçado pelo calor desta quarta-feira (30), vem desde segunda-feira (28), quando o vazamento foi percebido. O problema foi causado por acúmulo de gordura, segundo a Sanepar.

CARREGANDO :)

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

De acordo com a gerente do Centro Europeu, escola técnica na frente do vazamento, Iracema Bertoco, o problema começou no fim de semana, mas os alunos só se deram conta na última segunda-feira. “Eu entrei em contato com a Sanepar na segunda, duas vezes na terça-feira. Eles até vieram dar uma olhada mas não nos disseram nada e o vazamento continua”, explica ela.

Publicidade

Como a escola trabalha com manipulação de alimentos, o maior problema é a proliferação de doenças. “A nossa preocupação é a água suja. Numa escola que trabalha com alimentos, além do mau cheiro, existe o risco de contaminação”, desabafa. A água suja chegou a empoçar no meio-fio.

O que diz a Sanepar

A assessoria de imprensa da Sanepar enviou nota, às 17h35, informando que "o entupimento foi causado por mau uso da rede coletora. Foi retirada da tubulação muita gordura que não deve ser lançada na rede de esgoto justamente por causar incrustação e obstrução."

A Sanepar irá vistoriar os imóveis e comércios da região para verificar se há caixa de gordura e os que não tiverem serão notificados e terão de regularizar a situação.

Equipe da Sanepar retira gordura do esgoto. Foto: Sanepar

"Essa medida faz parte do programa Amigo dos Rios, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, que tem parceria com a Sanepar, e visa justamente melhorar a eficiência da rede coletora de esgoto e a preservação do meio ambiente", informou a Sanepar na nota.

Publicidade