O espaço foi reaberto nesta quarta-feira (11) como sede do Grupamento de Motos da Guarda Municipal| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de frequentadores e vizinhos do Passeio Público, no Centro de Curitiba, reclamarem da falta de segurança no parque, a Guarda Municipal passou a atuar de forma fixa no local, 24 horas por dia. Para isso, a GM reformou o módulo já existente no parque - que ficou vazio de março a junho após a Polícia Militar ser transferida para a nova sede na Praça Santos Dumont, também no Centro. O espaço foi reaberto nesta quarta-feira (11) para atender o Grupamento de Motos da Guarda Municipal.

CARREGANDO :)

De acordo com Odgar Nunes Cardoso, diretor da GM, esse grupamento estava em um módulo provisório na Praça Plinio Tourinho, no bairro Rebouças, localização que dificultava o trabalho dos guardas. “Agora, no Passeio Público, será mais fácil para eles realizarem o patrulhamento nos prédios públicos e praças do Centro, Centro Cívico e Batel”, informou.

Leia também: Polícia prende quadrilha de batedores de carteira que atuava nas praças do Centro

Publicidade

A mudança do efetivo e das dez motos que integram o grupo ocorreu após a conclusão da pintura e conserto do mobiliário do módulo. Com isso, além do atendimento mais rápido à região central, o parque ainda recebeu uma equipe específica para atender os frequentadores. “Agora temos oito guardas, divididos em turnos, para fazer esse patrulhamento no Passeio Público”, informou Cardoso.

Guardas passarão a realizar o patrulhamento interno no Passeio Público para evitar ações de vandalismo 

Essa equipe começou a atuar no Passeio no dia 3 de julho e já conseguiu retirar usuários de drogas e moradores de rua que dormiam no local. Segundo um funcionário do parque, que preferiu não se identificar, esses usuários ficavam no prédio do aquário após o fechamento, deteriorando a estrutura e trazendo medo à região. “Como o lago embaixo desse espaço estava seco [o lago estava sendo reformado, por isso estava sem água], eles se escondiam ali dentro e faziam de tudo. Sem contar que deixavam a maior sujeira e ainda brigavam com a gente”, reclamou.

Veja também: Policiais do Bope doam sangue em Curitiba

Para resolver o problema, a Guarda Municipal contou com o apoio da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), que aborda pessoas que passam a noite no parque e oferece a elas atendimento em local adequado. “Muitas estavam morando no Passeio Público e agora são resgatadas”, afirmou o diretor da GM.

Publicidade

A Gazeta do Povo solicitou à FAS o número de atendimentos realizados desde o início da ação, mas não recebeu retorno.

Ambulantes

Ainda segundo Cardoso, os guardas também têm retirado do Passeio Público vendedores ambulantes que não possuem autorização para atuar ali e procuram evitar ações de vandalismo em toda a área do parque. “Estamos orientando os usuários para que cuidem do patrimônio e ficamos atentos para flagrar ações de vandalismo ou crimes”, pontua.

Para isso, a GM tem parceria com a Polícia Militar e conta com o apoio da população informando a equipe pessoalmente a respeito de pessoas suspeitas no local ou realizando a denúncia pelo telefone 153. “Lembrando que o Passeio Público funciona das 6h às 20h, mas nossa equipe estará de plantão sempre nas 24 horas do dia”, afirmou o diretor.

Equipes fixas da Guarda Municipal também atuam na Praça Tiradentes, Largo da Ordem e na Praça Osório desde o dia 5 de julho.

Outras ações no Passeio Público

Segundo a prefeitura, a presença da Guarda Municipal não é a única melhoria do Passeio Público. Além do aumento da segurança para os frequentadores, o local recebeu a impermeabilização dos lagos e a recuperação dos banheiros públicos, que sofreram atos de vandalismo nos últimos meses nas portas e componentes metálicos.

Publicidade

O trabalho no principal lago do parque já foi concluído e o segundo começou a ser esvaziado esta semana para receber as intervenções. No primeiro, foram identificados e consertados mais de 30 pontos de vazamento. Já as obras nos sanitários seguem até 20 de julho para troca e reforço das portas, torneiras, registros e espelhos. Nesse período, a prefeitura informa que os banheiros podem passar por interdições pontuais.