Satélites aparecem alinhados no céu. Em Curitiba, observação pode ser feita antes do nascer do sol| Foto: Reprodução/Parque da Ciência

Dezenas de pontos luminosos se movendo em linha reta pelo céu, todos perfeitamente alinhados. Embora pareça, a cena não tem nada a ver com discos voadores, mas de uma proeza humana: trata-se de um verdadeiro comboio de satélites enviado para o espaço e que pode ser observado a olho nu ao longo dos próximos dias.

CARREGANDO :)

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp

E o evento realmente chama a atenção. São cerca de 60 satélites que foram enviados para fora da Terra pela empresa norte-americana SpaceX como parte de um programa que pretende enviar 12 mil satélites para distribuir internet em todo o planeta. Por estarem ainda em órbita baixa, é fácil observá-los no céu sem a necessidade de equipamentos especiais.

Publicidade

Como explica o diretor do Parque da Ciência, Anisio Lasievicz, é justamente por estarem a uma altura relativamente baixa é que dá a impressão de que eles estão seguindo em fila, como em um comboio. Segundo ele, as estruturas estão a uma altitude entre 340 e 1.100 quilômetros. Contudo, à medida que o tempo passa, cada um dos satélites vai para sua órbita, se afastando e diminuindo a sensação de que estão alinhados.

“Os satélites foram lançados na quinta-feira da semana passada (23). O problema é que, depois de umas três semanas, essa configuração vai se perder”, explica Lasievicz. De acordo com o especialista, a passagem dos satélites será bastante semelhante à da Estação Especial Internacional, ou seja, pontos bastante luminosos no céu se movendo em linha reta.

Como observar

Quem quiser observar a fila de satélites vai ter que acordar bem cedo. Embora eles passem pelos céus curitibanos todos os dias, eles são visíveis somente antes do nascer do sol. Nesta segunda-feira (03), a fileira da SpaceX vai surgir no céu às 5h40 e vai ser visível por cerca de cinco minutos. Já na terça-feira (04), a passagem é ainda mais cedo, às 5h13, com a passagem terminando às 5h15.

Além disso, como todo curitibano já sabe, a observação depende ainda de um fator um tanto quanto complicado: o tempo. Para ser possível visualizar os satélites, o céu precisa estar com poucas nuvens. De acordo com a previsão do Simepar, a previsão para os dois dias é de nebulosidade variável, o que pode dificultar a visualização.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]