Araucária caiu com os ventos na Rua Vicente Machado, no Batel.| Foto: Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Depois de uma manhã quente com temperaturas próximas dos 30ºC em Curitiba, o tempo mudou na tarde desta quinta-feira. Entre 13h e 14h, o calor deu lugar a ventos de até 72 km/h e vários bairros registraram queda de galhos, árvores e até destelhamentos. Ao menos sete unidades educacionais - entre escolas e centro municipais de educação - foram afetados pelas chuvas e precisaram ser isolados.O trânsito também ficou complicado em algumas regiões e 37 semáforos foram desligados ou permaneceram em alerta. Na região Oeste do estado, os ventos ultrapassaram 100 km/h.

CARREGANDO :)

Veja fotos dos estragos causados pelo temporal

De acordo com a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), duas faixas da Avenida Vicente Machado com a Rua Desembargador Costa Carvalho, no Batel, foram bloqueadas devido à queda de uma árvore na região. O tráfego também foi bloqueado no cruzamento entre as ruas Ângelo Sampaio e Brasílio Itiberê por causa da queda de outra árvore.

Publicidade

Placa caiu sobre fiação elétrica na Rua Raposo Tavares no Pilarzinho.  

Além de complicar o trânsito, a chuva também assustou muitos pedestres. No Água Verde, a estudante Sofia Mira, de 17 anos, viu galhos atingirem alguns fios de luz durante a passagem do vento forte e se assustou com o ocorrido. “ Eu estava indo pra escola, quando escutei o barulho de explosão e vi um clarão no poste. Saí correndo”, contou. Momentos depois, a chuva começou a cair de maneira intensa no bairro. “Agora, as luzes da escola estão piscando”, comentou.

Leia também: Parede desaba por causa da chuva, atinge andaime e derruba trabalhador

Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram 60 solicitações de quedas de árvores e galhos atendidas nas últimas horas. Uma delas atingiu uma casa no bairro Guabirotuba.

Os fortes ventos, de acordo com a coordenadoria, também resultaram no destelhamento de um condomínio no CIC e de 12 residências em diversos bairros da cidade. Um andaime ainda caiu sobre o telhado de uma escola particular no Portão.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação informou que ao menos sete unidades de ensino público foram afetadas pelas chuvas e os locais precisaram ser isolados. Dessas, duas foram destelhadas - Escola Municipal Colombo, no Bairro Novo, e Escola Municipal Pilarzinho.

Equipes da Coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação estão percorrendo essas unidades para avaliar e situação e solicitar os reparos necessários. Apesar dos estragos, a prefeitura informou que as aulas serão normais nesta sexta-feira (19).

Leia também: Após vento forte, estudantes ficam presas em elevador de universidade em Curitiba

Bairros sem luz

Segundo a Copel, cerca de 21 mil residências ficaram sem luz em toda Curitiba. Os principais bairros afetados são Mercês, Pilarzinho, Hauer, Santa Quitéria e Tatuquara, além de casos isolados no restante da cidade. Segundo a companhia, equipes da empresa estão em atendimento e não havia previsão para a normalidade no fornecimento de energia elétrica.

Moradores afetados podem informar a Copel rapidamente por meio do aplicativo “Copel Mobile” - disponível para IOS e Android – ou pelo envio gratuito de uma mensagem de texto. Nesse SMS, basta o consumidor digitar a sigla SL, que significa sem luz, e acrescentar o número de consumidor, sem hífen. Também é possível enviar o comunicado pelo site da Copel ou pelo telefone 0800 51 00 116.

Publicidade

Alerta laranja

Segundo o Simepar, a previsão é de que a chuva se torne mais intensa durante a noite desta quinta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo alerta laranja para o Paraná, o que adianta a proximidade de tempestades fortes, com possibilidade de granizo.

Até o início da tarde desta quinta-feira, a chuva era forte em municípios como Marechal Cândido Rondon e Santa Helena, no Oeste do Paraná. Lá, os ventos chegaram a 102,2 km/h, segundo o Simepar.

A Defesa informou que 496 pessoas de seis municípios paranaenses foram afetadas e 94 casas sofreram danos até às 16h. “A chuva atravessou o estado com muita rapidez e as ocorrências foram chegando aos poucos”, informou o tenente Anderson Gomes. As cidades afetadas foram Pato Branco, Pato Bragado, Matelândia, Vera Cruz do Oeste, Toledo, e Céu Azul.

Atendimento emergencial

Em caso de emergência, a prefeitura de Curitiba orienta para aviso imediato à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193) . Além disso, ao verificar riscos de alagamentos, a orientação é proteger a vida e pedir ajuda das autoridades competentes para retirar os pertences de casa. Outra dica é desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas.

Árvore caída na Rua Angelo Sampaio, no Água Verde.
Árvore caída na Rua Vicente Machado, no Centro..
Árvore caída na Rua Vicente Machado, no Centro..
Árvore caída na Rua Angelo Sampaio, no Água Verde.
Árvore caída na Rua Angelo Sampaio, no Água Verde.
Árvore caída na Rua Vicente Machado, no Centro..