O ministro do STF Ricardo Lewandowski é o relator da ação que questiona a lei de autonomia do BC.| Foto: Nelson Jr./STF
Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski votou a favor da ação que questiona a lei que deu autonomia ao Banco Central. O ministro é o relator do caso na Corte e concordou com os argumentos apresentados que apontam a inconstitucionalidade do projeto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo portal G1.

A ação foi apresentada pelo PT e Psol. Após o voto do ministro Luís Roberto Barroso, que discordou do relator, o julgamento foi interrompido. O placar da votação está empatado em 1 a 1. O julgamento será retomado nesta quinta-feira (26), oito ministros ainda precisam votar.

A lei complementar questionada pelos partidos estabelece mandatos de quatro anos para o presidente e os oito diretores do BC em períodos não coincidentes com os da gestão do presidente da República. A ação alega que existe "vício de iniciativa" na lei.

Publicidade

Lewandowski entendeu que as regras sobre a admissão e demissão de dirigentes do BC só podem ser formuladas por iniciativa do chefe do Executivo. Já Barroso considerou que não há "inconstitucionalidade formal" ou vício de iniciativa.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]