• Carregando...

De Campinas para Seoul, a nossa informante na Coréia do Sul é María Piñon, de 26 anos. María está há 10 meses no país, fazendo mestrado em finaças e comércio internacional e, neste período pré-Copa, presencia diariamente o clima da fanática torcida coreana, os chamados Reds. Quem não se lembra da torcida no mundial de 2002, na própria Coréia? Embora longe de casa, os Reds continuarão a fazer barulho, mas isso quem nos conta é a própria María. É com você:

"É difícil imaginar um país classificado para a Copa onde não exista algum tipo de comemoração. A Coréia do Sul, que até 2002 tinha pouquíssima reputação como um país de futebol, despontou com um time rápido e eficaz na Copa sediada no país, em 2002. E grande parte do sucesso dos coreanos em campo se deve ao suporte dos Reds, a torcida da Coréia.

O fenômeno Reds está em cada estabelecimento comercial, banco, universidade, repartição pública. Não existe um lugar na Coréia em que não exista um poster, uma foto ou uma bandeira vermelha com os dizeres em coreano "Outra vez 2002!" ou "Avante Coréia!".

Nas ruas o clima e de expectativa. Apesar do ceticismo de alguns coreanos em relação ao desempenho do seu time por não jogarem em casa desta vez, o clima geral é de euforia. E esse clima se deve, em grande parte, ao intenso ‘bombardeio’ da mídia, que, a cada 5 segundos, mostra o ‘hino’ dos Reds, propagandas que vão de carros à pizza com o técnico da seleção, etc. Alguns canais de esportes mostram diariamente o inesquecível jogo contra a Itália na Copa 2002. Os jogadores têm status de pop-stars.

De modo geral, a educada e animada torcida coreana irá torcer e cantar muito durante a Copa, encontrando-se nos centro de Seoul para assistir aos jogos da Coréia pelo gigantesco telão colocado em frente ao City Hall. Ganhando ou perdendo, os Reds irão aplaudir seu time e mesmo aplaudir os adversários."

Confira a história anterior: a torcida dos Elefantes está com a corda toda para o mundial.

Comente os textos e conte sua história no post "Em tempos de Copa", no Blog da Copa.

Confira a cobertura completa do mundial no site da Copa.

Próxima história: enfim no país sede, não percam o último relato da série no país para onde todas as atenções se voltam – Alemanha, nesta terça-feira (06/06).

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]