• Carregando...

Recall

EUA vão recolher berços chineses

São Paulo – A Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor (CPSC, na sigla em inglês) e a Simplicity for Children – fabricante americana de móveis e produtos infantis – anunciaram ontem o recall de cerca de 1 milhão de berços nos EUA, devido a um problema em uma das laterais, que é móvel. Segundo a CPSC, ao menos três crianças, entre elas uma de seis e outra de nove meses, morreram devido a um erro na montagem do berço. Os produtos foram fabricados na China. Leia matéria completa

A fabricante americana de brinquedos Mattel divulgou nesta sexta-feira (21) um pedido de desculpas ao governo da China por causa dos recentes recalls de brinquedos produzidos no país asiático.

Segundo a fabricante, os defeitos nos itens retirados do mercado foram provocados por um erro de projeto, e não por problemas de fabricação.

O pedido de desculpas foi feito por Thomas A. Debrowski, vice-presidente executivo de operações internacionais da Mattel, durante uma reunião com Li Changjiang, diretor de segurança de produtos do governo chinês.

"Nossa reputação foi abalada pelos recalls. A Mattel assume a inteira responsabilidade e pede desculpas pessoalmente ao povo chinês e a todos os nossos clientes que receberam os brinquedos", declarou ele.

Ao longo dos últimos meses, a Mattel ordenou três recalls em larga escala de milhões de brinquedos fabricados na China em meio a preocupações com a contaminação provocada pela presença de chumbo na tinta e com pequenos ímãs que poderiam ser engolidos por crianças.

"A ampla maioria desses produtos apresentou defeito por causa de um erro de projeto cometido pela Mattel, e não por erros de fabricação na China", prosseguiu Debrowski. Segundo ele, os brinquedos com tinta contaminada com chumbo representavam uma parcela pequena dos itens retirados das lojas. "Nós entendemos que isso causou danos também à reputação dos fabricantes chineses."

Brasil

Por medida de precaução, o governo brasileiro suspendeu no dia 17 de agosto todas as importações de brinquedos da Mattel. Entre os brinquedos que deixaram de ser importados estão os populares Barbie, Batman e Polly. A Mattel protestou contra a medida que classificou como "desproporcional".

A empresa comparou a decisão do governo ao "fechamento de uma montadora por causa de um recall de cinto de segurança em um modelo específico". Agora, a retomada das importações depende de a Mattel convencer o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) de que todas as medidas de segurança necessárias foram adotadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]