• Carregando...

Fiscais do Procon do Rio de Janeiro fiscalizaram nesta sexta-feira (17) as ruas do centro, da Zona Sul e da Barra da Tijuca, na capital fluminense, para conferir se os modelos incluídos no recall da empresa norte-americana Mattel, que terá de recolher do mercado brasileiro 850 mil produtos fabricados na China, ainda estão sendo vendidos em lojas.

Segundo a Mattel, os brinquedos com problema - no Brasil, as unidades têm ímãs que podem se soltar e oferecer perigos às crianças - já foram em sua maioria vendidos. De acordo com a empresa, 765 mil das 850 mil unidades vendidas nos últimos cinco anos já estão nas mãos dos consumidores.

De acordo com o Procon do Rio, porém, caso brinquedos incluídos no recall sejam encontrados nas lojas será lavrado auto para que os produtos sejam retirados imediatamente. Se não as mercadorias não forem retiradas, as empresas ficarão sujeitas a multa que poderá chegar a R$ 5 milhões.

Nas lojas

Segundo o G1 apurou em lojas do Rio de Janeiro, muitos lojistas se encarregaram de retirar os brinquedos incluídos no recall de circulação.

O responsável pela maior loja de brinquedos da Rua da Alfândega, Marcelo Auad, disse que um representante da Mattel procurou a empresa para dar orientação sobre como agir, caso o estabelecimento receba alguma reclamação de consumidor, mas afirmou que não tem mais nenhuma unidade incluída no recall nas prateleiras.

Em um shopping da Zona Sul do Rio, as lojas que vendem brinquedos disseram que até o momento não foram visitadas por fiscais, mas informaram que a empresa enviou um e-mail com a listagem dos produtos e que eles já foram todos retirados das prateleiras até esta quinta-feira (16).

A Mattel foi procurada para confirmar a visita dos promotores de venda e fiscais nas lojas, mas a assessoria não soube informar se a empresa enviou ou não representantes aos estabelecimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]