• Carregando...
Maracanã lotado na final da Copa das Confederações. Brasileiros, porém, são críticos com a Copa | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Maracanã lotado na final da Copa das Confederações. Brasileiros, porém, são críticos com a Copa| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) mostra que 50,7% dos entrevistados não apoiariam a candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo de 2014, caso a escolha fosse feita hoje. O levantamento, feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mostra que 26,1% dos brasileiros seriam totalmente a favor da candidatura, enquanto 19,7% defenderiam parcialmente a realização da Copa no país.

O levantamento indica que 75,8% dos entrevistados consideram desnecessários os investimentos feitos no país para o evento. O percentual de eleitores que considerou adequados os gastos foi de 13,3%.

A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre possíveis manifestações públicas durante o evento: 85,4% dos entrevistados acreditam que haverá novos protestos, contra 11,4% céticos em relação à possibilidade. 82,9% dos entrevistados não têm a intenção de protestar, ao contrário de 15,2%, que pretendem se envolver nas manifestações.

Sobre as obras de mobilidade urbana feitas para a Copa - como metrô, trens e corredores de ônibus -, há ceticismo dos entrevistados: 66,6% dos entrevistados não acreditam que tais obras ficarão prontas a tempo. Já 27,7% creem que tudo será realizado no prazo necessário, ao passo que 5,6% não sabem ou não responderam.

Os entrevistados são otimistas apenas quando o assunto é a seleção brasileira: 56,2% dos entrevistados acreditam que o Brasil será campeão, enquanto 34,6% acham que o time brasileiro não vencerá o torneio. 9,2% não sabem ou não responderam a pergunta.

Metodologia

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela CNT ao instituto MDA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]