• Carregando...
Medida do premiê Narendra Modi aprofunda a crise diplomática com o Canadá devido a acusações de Ottawa de que o governo da Índia está envolvido na morte de separatista
Medida do premiê Narendra Modi aprofunda a crise diplomática com o Canadá devido a acusações de Ottawa de que o governo da Índia está envolvido na morte de separatista| Foto: EFE/André Coelho

A Índia retirou a imunidade de 41 dos 62 diplomatas do Canadá no país, obrigando-os a deixar seu território, anunciou nesta quinta-feira (19) o governo canadense.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly, disse em entrevista coletiva que está organizando a saída dos 41 diplomatas e de suas famílias nesta sexta-feira (20) e que seu país não adotará nenhuma ação de retaliação semelhante.

“A retirada unilateral da imunidade diplomática é contrária ao Direito Internacional e é uma medida sem precedentes. O Canadá não tomará a mesma medida em retaliação à decisão indiana”, disse Joly. “Tudo o que estamos pedindo à Índia é que respeite a lei internacional”, acrescentou.

No começo do mês, o governo da Índia pediu ao Canadá que reduzisse cerca de 40 funcionários diplomáticos da sua missão no país asiático antes do dia 10, sob pena de revogar a imunidade diplomática daqueles que decidissem permanecer após essa data.

Índia e Canadá travam uma disputa diplomática desde setembro, quando Ottawa anunciou que possui indícios de que o governo indiano está envolvido na morte de um separatista sique, Hardeep Singh Nijjar, morto a tiros do lado de fora de um templo em Surrey, na província da Colúmbia Britânica, em 18 de junho. Em razão disso, um diplomata indiano foi expulso do Canadá.

Nijjar apoiava a criação de um país independente sique, o Calistão, na região do estado indiano do Punjab, e também havia sido classificado como terrorista por Nova Délhi.

Depois da acusação feita pelo premiê canadense, Justin Trudeau, o governo indiano anunciou a expulsão de um diplomata do Canadá do país, suspendeu novos vistos para canadenses e pediu a Ottawa que reduzisse sua presença diplomática na Índia. Agora, veio o anúncio da retirada da imunidade de 41 diplomatas. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]