• Carregando...

PORTO PRÍNCIPE - O Haiti aguarda ansiosamente nesta quarta-feira o resultado das eleições gerais celebradas no dia anterior no país mais pobre das Américas. Os primeiros números da votação podem ser conhecidos ainda nesta quarta-feira, mas o nome do novo presidente pode demorar dias para ser revelado. Nas regiões montanhosas mais remotas do país, as urnas estão sendo transportadas sobre mulas.

A contagem dos votos começou logo depois do encerramento da votação, a primeira desde a queda do presidente Jean-Bertrand Aristide há dois anos. Há relatos de que algumas urnas foram abertas mesmo antes do encerramento do pleito. Algumas seções eleitorais só abriram quatro horas depois do horário previsto. Houve muito tumulto e foram registradas cinco mortes, não-relacionadas com violência criminosa.

De acordo com autoridades locais, a participação dos eleitores foi uma das maiores na História do Haiti.

Os favoritos para conquistar a Presidência da nação caribenha são René Préval, amigo de Aristide, o empresário Charles Baker e Leslie Manigat, presidente durante alguns meses em 1988 e que foi deposto por um golpe militar. Há 33 candidatos a presidente, e serão eleitos também senadores e outros parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]