• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Não há dúvida de que Bolsonaro e Lula serão os pontos mais opostos da eleição presidencial de 2018. Mas nem sempre foi assim. Evandro Éboli resgatou discursos em que Bolsonaro declarou voto ao petista em 2002 e seu apoio ao nome de José Genoino para ministro da Defesa. Bem como o momento em que a lua de mel acabou e Bolsonaro começou a rápida caminhada para se tornar a antítese de Lula.

De malas prontas para o PEN (futuro Patriotas ou Prona), o deputado federal deve levar consigo mais 15 cadeiras na Câmara e outras 30 nas assembleias estaduais. Em outra frente, começa a discussão sobre quem será seu candidato a vice - cargo estratégico no Brasil. Dois nomes já despontam.

João candidato

Outro possível presidenciável, João Dória estará em Curitiba esta semana, informa Reinaldo Bessa. Na quinta-feira o prefeito de São Paulo fala a empresários do G7, o grupo de entidades do setor produtivo paranaense.

Foi pouco

O MPF recorreu da pena imposta a Lula no caso do tríplex do Guarujá. Os procuradores pedem ao TRF-4 uma pena superior aos 9 anos e meio de cadeia e que a multa determinada por Sergio Moro passe de R$ 16 milhões para R$ 87,6 milhões.

O juiz federal terminou o dia de ontem determinando a prisão preventiva de Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras, preso semana passada pela Lava Jato.

A tática Temer

Denise Drechsel mergulhou fundo na estratégia de Temer para se salvar da denúncia por corrupção na Câmara. O carinho no trato com os parlamentares - regado a boas doses de emendas liberadas - é o trunfo para que, amanhã, o processo vá para o fundo da gaveta e só siga para o STF com o presidente fora do cargo.

A votação será nominal, com transmissão ao vivo, mas não terá o palanque para onde os deputados se dirigiam na apreciação do impeachment de Dilma. O palco de votos históricos (no melhor e no pior sentido) está esquecido em um depósito do Congresso.

Problema resolvido

Se está difícil cumprir a meta fiscal, que se reduza a meta. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, está cada vez mais propenso a seguir este caminho, mesmo com o péssimo recado que inevitavelmente vai a reboque.

É sobre este péssimo recado ao mercado que trata o editorial da Gazeta do Povo.

A equipe econômica sabe muito bem do dano causado por alterações desse tipo, especialmente se ocorrerem perto do fim do ano: elas são um atestado de leniência, mandando o recado de que o governo não está trabalhando com afinco para atingir os objetivos que ele próprio traçou.

Ricardo Amorim reforça que a mudança da meta fiscal - se confirmada - mina a confiança no país. A melhor solução está em reformar a Previdência para reduzir gastos e privatizar para aumentar a receita.

Esse fundo é seu mesmo?

A notícia de que será possível sacar o FGTS parado em 2018 animou muita gente. Mas antes de fazer planos com o dinheiro, leia este texto da Fabiane Ziolla Menezes: somente em dois casos será possível sacar o FGTS ano que vem.

Para a maioria, o caminho para ter um dinheiro a mais será investir no próprio trabalho. Estas são as dez profissões que estarão em alta em 2018.

Estude de graça nos EUA

Ficou atraído pelo título acima? Bem, o Gabriel de Arruda Castro conta o que é preciso fazer em troca para estudar ser pagar nada no College of Ozarks, universidade dos Estados Unidos.

Por falar na América...

Um juiz do Tennessee revogou um programa que reduzia 30 dias de pena dos presos que aceitassem passar por um processo de esterilização. O objetivo era quebrar o que ele chamava de "círculo vicioso" de reincidência de usuários e traficantes de drogas. Em pouco mais de 2 meses, 38 homens e 32 mulheres se candidataram à troca. A medida foi revogada por pressão de ativistas dos direitos humanos e autoridades de saúde.

Outro debate permanente nos Estados Unidos é sobre a Planned Parenthood. Antoniele Luciano e Valentina Issa Castrillo explicam como funciona e quem financia a entidade que prega o aborto como método de controle de natalidade.

Sem defesa

Rodrigo Constantino escreve sobre o mais recente vexame intelectual da esquerda brasileira: defender a ditadura de Nicolás Maduro mesmo com a carnificina na eleição da Assembleia Constituinte venezuelana.

Uber

No Sínteses, debatemos a regulamentação do Uber em Curitiba.

O secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, vê o decreto do prefeito Rafael Greca como pavimentador da entrada de competidores no mercado de transporte de passageiros.

O modelo adotado em Curitiba regulariza a atividade ao mesmo tempo em que preserva a natureza privada do serviço, garantindo as características fundamentais do mercado e preservando a livre concorrência e a livre iniciativa.

O professor de Direito Rodrigo Saraiva Marinho vê intervenção estatal demais na regulamentação apresentada por Greca.

O prefeito de Curitiba insiste em impor ônus desmesurados a um serviço que já funciona, que só tem trazido benefícios à população, que não viola quaisquer direitos, que não traz perturbação pública e que é uma ferramenta de grande valia para a inclusão social, geração de renda e aperfeiçoamento da mobilidade urbana.

Não vai ter greve

Se você recebeu um áudio de whatsapp anunciando greve de caminhoeiros contra o aumento do combustível, fique tranquilo: é mais um boato do zap.

E agora, Beto?

Christiane Yared será candidata ao Senado em 2018. Rogério Galindo noticiou em primeira mão no sábado e agora indica o impacto no futuro político de Beto Richa. O governador encara Yared nas urnas?

Não tá mais comigo

O Atlético-PR deu um presente de rival ao Coritiba, que completa 32 anos do seu título brasileiro. Com gol de Ribamar, o Furacão derrotou o Vasco por 1 a 0, em Volta Redonda, e jogou o Coxa para a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Acorda, amor

Se você ainda está brigando contra a inevitável necessidade de sair da cama, veja essas quatro dicas para acordar cedo. Funciona mesmo para quem ama dormir até tarde.

Anotou?

Se o seu problema é o presente do Dia dos Pais, Amanda Lüder apresenta ótimas opções para pais que gostam de cerveja, café, churrasco e vinho. Eu ficarei feliz em receber qualquer um deles #ficadica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]