• Carregando...

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram, por unanimidade, a proposta de reajuste salarial de 18% para os 11 integrantes da Corte. O último aumento tinha sido em 2018, de 16%. Com a aprovação do percentual a remuneração de um ministro do STF poderá passar para R$ 46,3 mil. A proposição de recomposição salarial foi feita pelas associações de magistrados e de servidores e será agora encaminhada para aprovação pelo Congresso Nacional. A medida propõe que o aumento seja parcelado em quatro vezes e deverá ser paga com valores remanejados do Orçamento do próprio Poder Judiciário, sem necessidade de repasses.

A “Carta aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) foi assinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e por outros apoiadores de ditaduras socialistas. Apesar de alegarem o contrário isso mostra que o documento não é apartidário. Alguns dos nomes que constam na carta já manifestaram publicamente sua simpatia em relação à ditadura cubana de Fidel Castro, ao chavismo e ao ditador Daniel Ortega, da Nicarágua. A Gazeta do Povo selecionou falas de dez dos signatários que evidenciam isso, como do próprio Lula, de Chico Buarque, Jandira Feghali e João Pedro Stédile.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez uma estimativa de que a taxa de desemprego no Brasil deve cair para 8% até o fim do ano. A desocupação no país no segundo trimestre de 2022 fechou em 9,3%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 98,3 milhões de brasileiros estavam ocupados no segundo trimestre deste ano e a expectativa do ministro é de que esse número bata a marca dos 100 milhões até o fim de 2022. O ministro também afirmou que o país está perto de passar a integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pediu a abertura do mercado europeu ao Brasil.

O embaixador da China na Rússia culpou os Estados Unidos pela guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão em fevereiro. Em entrevista à agência de notícias estatal russa o representante chinês alegou que os americanos provocaram Moscou ao expandir as fronteiras da OTAN e influenciar a Ucrânia a solicitar entrada tanto na aliança militar do Ocidente quanto na União Europeia. Apesar de não oferecer ajuda militar a Moscou, Pequim se recusa a condenar a invasão russa à Ucrânia e vem criticando as sanções impostas pelo Ocidente aos agressores. Além disso, a segunda maior economia do mundo tem aumentado suas importações da Rússia, especialmente de energia.

Opinião: para Paulo Polzonoff Renan Calheiros se vinga de quem ousou combater a corrupção.

E a PinÓ, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo, lança no próximo dia 31 de agosto a plataforma FoodHero, iniciativa que visa combater o desperdício de comida e ajudar estabelecimentos do setor de alimentos a monetizar sobre os excedentes que seriam descartados. O propósito da plataforma é evitar o desperdício de alimentos no Brasil e promover um consumo mais sustentável. O aplicativo conecta restaurantes, padarias e confeitarias com o consumidor, ofertando alimentos excedentes que seriam descartados por um preço especial. Ao comprar um pacote, o usuário receberá informações de horário de retirada junto com um código de confirmação para buscar o produto. A plataforma atenderá inicialmente a cidade de Curitiba, com a meta de expandir para todo o território brasileiro e espalhar a causa por um modelo mais sustentável na cadeia de alimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]